Crédito: Mário de Almeida
Criar novos sons a partir do recorte de violas brasileiras em vários fragmentos, reagrupados de maneira diferente.
Partindo dessa busca de novas perspectivas sonoras e artísticas para o instrumento, símbolo da cultura popular brasileira, foi desenvolvido o projeto musical e audiovisual Viola Avançada,que será apresentado no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo.
Idealizado pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, o Projeto Musical Viola Avançada é composto pela pesquisa sonora; um curta-documentário dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes; um EP conceitual disponível nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin Adeus Viola, um aplicativo desenvolvido por Paulo Itaboraí para manipulações sonoras.
Viola Avançada é uma produção do Programa de Ação Cultural (ProAC Direto 38/2021), Maravilha Filmes e Maracujá Cultural e realização do Cult SP e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Participam do Projeto Viola Avançada os músicos Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock); Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!); Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba); Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador) e Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).
Para participar do lançamento (com vagas limitadas), que terá a presença de Dino Vicente, Mário de Almeida, Paulo Itaboraí e Ricardo Vignini, é preciso se inscrever gratuitamente de forma online.