Desde o primeiro domingo de maio (7) o BuZum! está apresentando um dos seus principais espetáculos, no Galpão dos Bonecos, localizado na Vila Romana, zona Oeste de São Paulo.
Esta é uma excelente oportunidade para levar as crianças para se divertirem em um programa cultural e educativo.
O espetáculo mensal da Cia ainda se apresentará nos dias 14, 21 e 28 de maio.
Em lembrança ao mês quando é comemorado o Dia das Mães, a peça em cartaz Filhotes do Brasil trata da conexão entre pais e filhotes de animais, tanto entre os bichinhos, como entre os seres humanos.
Já em junho, será a vez da apresentação do espetáculo Caipira, por ser o mês tradicional da festa junina.
No local, as crianças, além de assistirem aos espetáculos com temáticas educativas e alusivas a datas comemorativas, são convidadas a participar de oficinas de bonecos nas quais aprendem a fazê-los e depois podem levá-los para casa.
Como explica Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, a Cia sempre se apresenta na capital paulista, porém, com agendas pontuais.
Percebendo o interesse do público e atendendo aos pedidos, para 2023 se organizou a fim de estar ainda mais próxima desta plateia cativa que consome tudo o que o BuZum! promove na capital paulista.
“Nós temos um público muito especial em São Paulo e agora, com o Galpão dos Bonecos, podemos estar ainda mais próximos dele”, revela Mari.
O BuZum! também está circulando o Brasil com seus outros ônibus-teatro.
Estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).
Nessas localidades, o público confere espetáculos que já fazem parte do repertório da Cia, cuja temáticas reforçam a importância da preservação do meio ambiente e da cultura popular brasileira, principalmente.
Para este ano também está prevista a estreias de um espetáculo sobre diversidade no segundo semestre.
O Galpão dos Bonecos das cias Pia Fraus e BuZum! fica localizado na Rua Coriolano, 622, na Vila Romana, São Paulo – SP.
O espetáculo Filhotes do Brasil
A ideia central da peça Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente desses vínculos em qualquer espécie.
Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas dessa situação.
A peça começa com uma família indígena, cujo chefe conta às crianças indígenas diversas lendas e contos sobre animais.
Assim, passam pelo palco esquetes com variados tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra.
Dessa forma, é possível retratar a ligação dos animais com os seus filhotes, colocando as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta.