A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição Ser Mulher: um Percurso de Papéis, com curadoria de Marcia Costa, no Espaço Cultural Correios Niterói, trazendo pinturas e esculturas em papietagem, distribuídas em quatro galerias, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.
Essa mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior.
Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.
A exposição inclui vinte e uma obras, sendo 12 esculturas em papietagem em tamanho real.
Essas instalações representam mulheres de diversas etnias, além disso, são 11 telas-painéis que transitam entre vários estilos e técnicas.
A síntese da exposição está representada pela Árvore da Vida com aproximadamente 2,50 metros de altura, este símbolo aparece em diferentes mitologias.
Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade.
A árvore que representa a Grande Mãe contém profundos significados simbólicos.
Além disso, um aspecto da mostra a ser destacado é seu compromisso com a sustentabilidade, pois parte da exposição foi criada usando materiais que, de outra forma, se tornariam resíduos, papéis rasgados e colados e reaproveitamento de materiais de embalagens como base para suas esculturas.