A CAIXA Cultural São Paulo recebe até 21 de abril, o Festival Literário Histórias da Floresta.
O evento apresenta ao público elementos da cultura indígena, ampliando a visão de mundo e promovendo o respeito ao conhecimento ancestral, à diversidade cultural e à preservação ambiental.
A programação é totalmente gratuita e o público poderá participar de contação de histórias e oficinas, além de aproveitar a feira de livros e assistir atrações artísticas.
Serão promovidos bate-papo com autores, como Olívio Jekupé, Kiusam de Oliveira e Auritha Tabajara.
O evento ainda oferecerá atividades educativas e formação de professores.
Pensando em promover uma experiência mais imersiva ao público, o foyer da CAIXA Cultural São Paulo foi ambientado com mais de 300 espécies de vegetação natural e recebeu uma instalação artística em formato de Ocaruçu, construção indígena onde se compartilha histórias e encontros.
A diretora do evento, Flavia Milbratz, comenta que os valores indígenas ajudam a lembrar que o planeta é um ambiente coletivo e precisa ser cuidado e respeitado.
“Não existe forma melhor de falar de assuntos sérios do que através das histórias, no território da imaginação, da livre criação e da mente fértil, o qual é o universo das crianças. E elas podem nos auxiliar a voltar nosso olhar para aquilo que importa: nossas relações, história e memória”, ressalta.
Durante os dias do evento, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 9h às 17h, serão oferecidas, para público espontâneo e grupos agendados, visitas mediadas à Floresta Viva, instalação formada por uma exposição cenográfica que promove uma experiência sensorial, com reprodução sonora dos sons de floresta.