Written by 10:11 Cultura, Educação, Notícias Views: 3

Brasileira funda academia de cinema, TV e teatro na Irlanda

Iniciativa para intercambistas recebe parceria da Embaixada Brasileira no país.

Quem acredita que o intercâmbio serve apenas para aprender outro idioma, não poderia estar mais enganado.

Muitas oportunidades profissionais podem surgir dessa experiência, inclusive, em áreas nunca imaginadas.

Essa vem sendo a proposta de Nina Mendes (foto da capa), diretora e atriz brasileira que fundou uma academia de cinema, teatro e TV na Irlanda.

A iniciativa, formada em parceria com a Embaixada Brasileira no país, é organizada na SEDA College, escola de inglês eleita por três vezes consecutivas como a melhor da Irlanda.

Graduada pela Universidade Dirceu de Mattos no Rio de Janeiro, a brasileira iniciou sua jornada profissional na Europa em 1997, quando ingressou na Escola de Atores e Diretores em Madrid, na Espanha.

Após anos fortalecendo sua carreira no território, se mudou para Cork, na Irlanda, em 2008, onde pode, pela primeira vez, começar a colocar em prática seu próprio estilo de direção na instituição de atores onde conquistou a oportunidade de trabalhar.

Mesmo já estabelecida, sua carreira estava prestes a mudar com uma proposta inesperada.

“Recebi um convite do embaixador de Dublin perguntando se eu tinha algum projeto na área voltado para intercambistas na SEDA, uma vez que eles eram parceiros da escola. Apesar de não ter nada pronto, disse que poderia montar uma iniciativa para estes jovens”, relembra a diretora.

E foi a partir dessa conversa que a academia começou a ganhar forma em julho de 2022.

A ideia era inspiradora: descobrir e abrir espaço para que talentos destas indústrias pudessem florescer dentre os intercambistas, não só brasileiros, que hoje somam mais de 70.000 pessoas apenas em Dublin, na capital, segundo dados da Unleashe, mas de diversas outras nacionalidades.

Nas aulas, os alunos poderiam praticar mais de 14 modalidades presentes nessas indústrias e necessárias para a produção de peças ou filmes, desde a roteirização à atuação, iluminação, gravação e edição.

Para formalizar esse projeto, foi construído um estúdio próprio e completo na SEDA, preparado com todos os equipamentos que os participantes precisam para aprender e se desenvolver.

“Prezamos por uma dinâmica divertida onde eles aprendem na prática. São três horas semanais de aula 100% em inglês, onde podem conhecer mais sobre o dia a dia dessas profissões e, ainda, ter a oportunidade de produzir seus próprios projetos. Isso, com a possibilidade de serem divulgados em festivais (inter)nacionais”, ressalta Tiago Mascarenhas, CEO do Grupo Educacional SEDA.

Deles, alguns dos quais os projetos criados na academia costumam ser inscritos são o Nelson Rodrigues, considerado um dos mais clássicos teatrais brasileiros, e o Kino Festival, evento cinematográfico nacional irlandês.

Além deles, a brasileira também busca realizar gravações em empreendimentos locais como restaurantes e pubs irlandeses em troca de parcerias com a iniciativa, em um meio de fomentar o networking entre as partes e, até mesmo, abrir espaço para oportunidades de trabalho.

A qualidade e prestígio sempre foram o foco dos trabalhos desenvolvidos.

Cada aluno tem sua própria história a ser descoberta.

Por isso, o mais novo projeto da academia consiste em criar a primeira minissérie sobre intercâmbio na Irlanda chamada Do You Speak, onde os próprios estudantes serão os protagonistas, diretores e editores nos relatos de suas jornadas.

As gravações começarão em maio deste ano.

Após tantas produções finalizadas, grandes expectativas giram em torno desta iniciativa.

“Queremos incentivar que cada vez mais estudantes descubram talentos ocultos com a academia, buscando parceiros na Irlanda que façam parte desta cadeia para podermos permanecer estimulando a criação de obras de alta qualidade e, quem sabe, novas jornadas profissionais de sucesso”, finaliza Nina.

(Visited 3 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo