Written by 08:22 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias Views: 6

Ava Galleria anuncia exposição expressionista com artistas conceituados

A mostra Expressão – Teoria da Arte, com curadoria de Edson Cardoso (Ava Galleria) e produção de Renata Costa, traz exposição expressionista com artistas conceituados, de diversidade estética, e obras que transmitem ao espectador uma realidade subjetiva.

A Ava Galleria Rio, Arte Vida Arte e Bela Bienal apresentam a exposição Expressão – Teoria da Arte, uma coletiva de artistas (inter)nacionais, que traz a missão de expressar sensações diversas pelas vias estéticas, recusando o aprendizado técnico e pintando conforme as exigências de sua sensibilidade, provocando uma ligação de emoções entre o artista e o espectador.

O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões, criando uma diversidade de interpretações, retratando a realidade humana de maneira subjetiva.

Expressão – Teoria da Arte traz os brasileiros Ale Marx, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Ana Bezerra, Antonia Philippsen, Adriana Marques, Agni Shakti, Alemão Arte, Christiana Guinle, Clara Mazzeo, Felipe Xodó, Karla Melato, Leon, Lorenzo, Liana González, Lucia Guim, Manoel Costa, Marcelo Cortes, Marcelo dos Santos, Marcelo Galvão, Maria Ferreira Dutra, Maria Francisca, Mário Marques, Maysa Manzo, Mônica Toniato, Paula Loraine, Paulo Montandon, Paulo Du’Sanctus, Renato Costa, Rosa de Jesus (in memoriam), Salete Venzon e Silvio Ferraz; o argentino Fernando Grilli, a portuguesa Xana Boarotto e o holandês Adriano Antoine.

A exposição tem curadoria de Edson Cardoso e produção de Renata Costa, com abertura em 18 de maio, no Centro Cultural Correios RJ, com visita guiada e presença dos artistas.

Sobre o Expressionismo

Ao longo dos séculos foram estudadas várias teorias acerca da arte e sua natureza.

Nesta mostra, o enfoque é na Teoria da Arte como Expressão, dando a conhecer um pouco acerca desta e mostrando alguns exemplos de obras de arte que se enquadram nesta teoria.

Segundo a teoria expressionista defendida pelo escritor russo L. Tolstoi, as obras de arte são a expressão e a comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista, para provocar o mesmo sentimento no público receptor, portanto, a arte se manifesta quando o espectador, através da contemplação da obra, identifica a emoção que o artista vivia no momento em que a obra estava em seu processo de criação.

Caso o espectador não sinta qualquer emoção, ou quando a sente, não é idêntica à do artista, não existe arte.

Dessa forma, faz-se imprescindível que o valor de uma obra de arte esteja ligado à sua capacidade de comunicar de forma precisa as sensações do artista ao seu público.

Por ter como objetivo a geração de sentimentos nos receptores, o expressionismo utiliza muitas vezes o recurso da deformação da realidade, para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à forma como ele próprio vê a realidade, o uso de cores vibrantes e jogos de luz, e a distorção intencional das imagens.

Há também uma preferência por transmitir sensações relacionadas com a angústia, o trágico e o sombrio.

O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao impressionismo francês.

A ideia do expressionismo era da arte enquanto ação, na concepção da imagem pelo artista de forma emocional, visceral, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo