Written by 07:41 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias Views: 9

Araçatuba recebe exposição do premiado artista Genivaldo Amorim

A mostra faz parte do Projeto Trajetórias, organizado pelo Coletivo Ocupe.Arte, e contará com a venda do segundo volume de livro, que neste ano vai homenagear o artista paranaense.

O Coletivo Ocupe.Arte anunciou a terceira exposição Andanças por Terras Estranhas, do artista Genivaldo Amorim.

A mostra, que vai ocorrer entre os dias 5 e 26 de maio, na cidade de Araçatuba, faz parte da segunda edição do Projeto Trajetórias, que nasceu para ser uma enciclopédia das artes e artistas valinhenses.

O segundo volume do livro bilíngue Trajetórias, que conta com 160 páginas, imagens e textos dos curadores Andrés I. M. Hernández, Heldilene Reale e Allan Yzumizawa, será vendido durante a exposição e custará R$ 50.

A venda também será feita pelo e-mail: contato@ocupearte.com.br.

A terceira exposição do projeto será realizada no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), na cidade de Araçatuba.

Com curadoria de Allan Yzumizawa, a exposição será centrada em um recorte específico dentro da produção do artista, onde as obras expostas têm uma sobrevida após o final da exposição.

Tendo como referência a exposição Do outro lado do vidro vejo paisagens alheias, realizada em 2019, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, Moçambique, onde as peças que compunham as obras, como colchões, toalhas, sacolas e cobertores, foram doados à população local após o final da exposição, a exposição em Araçatuba será composta por obras que lidam com essa possibilidade.

São obras feitas com materiais cotidianos que voltam às suas origens depois que saem do espaço expositivo, se misturando com o mundo real, fora dos espaços institucionalizados de arte.

Essa pesquisa iniciou-se com a instalação Species, formada por pinturas-almofadas, criada para uma exposição em 2010, na Alemanha, e seguiu alguns anos depois com a instalação Bicho de corpo mole, mas de pele boa, onde as peças são transformadas em roupas após o final das exposições, para então poderem andar pelo mundo.

Este é um projeto realizado com o apoio do ProAC ICMS e patrocinado por Cartonificio Valinho, Brose e Supermercados Caetano.

O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento à cultura no estado de São Paulo que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.

(Visited 9 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo