Written by 09:57 Cultura, Literatura, Notícias Views: 11

Teólogo aborda negritude a partir da visão infantil e cristã em livro

Com a obra infantil O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo, o escritor e teólogo Esau McCaulley propõe um diálogo sobre negritude a partir de interpretações da Bíblia.

Joyce é uma menina inteligente e autoconfiante que vai ao salão de beleza fazer tranças para a celebração de Pentecostes.

Mas ela revela ao pai uma insegurança: sente-se diferente das outras garotas da escola porque seu cabelo é crespo, e o da maioria das meninas que conhece é liso.

O homem, então, inicia uma conversa singela com a filha sobre os ensinamentos bíblicos, a negritude e a autoestima.

Em O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo, o autor Esau McCaulley aborda assuntos profundos a partir de uma linguagem simples, destinada, principalmente, às crianças negras de origem cristã.

Professor universitário e teólogo estadunidense, ele se distancia da ideia de que todos são iguais e convida o público a celebrar as diferenças.

Para o escritor, a diversidade é a imagem e semelhança de Deus.

“…’Mas, papai’, Joyce hesitou por um instante. ‘Por que Deus nos fez diferente?’ O papai sorriu e disse, ‘Nós somos diferentes porque Deus é criativo. Cada um de nós é uma obra de arte única de Deus.’.”

O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo, pg. 18

A obra incentiva o orgulho da identidade negra para combater as consequências provocadas pelo racismo desde a infância.

Também mostra, por meio da presença da figura paterna em momentos de autocuidado, o papel dos pais no diálogo sobre amor, representatividade e religião.

No fim da obra, Esau McCaulley propõe uma conversa com crianças sobre o respeito às diferenças e a visão de Deus acerca desta pluralidade.

Uma das primeiras histórias no mercado editorial a abordar o racismo na perspectiva cristã e infantil, o livro é publicado no país pela Quitanda.

Fundada pelo angolano Tomás Fernando Camba, a editora une o Brasil e a Angola para divulgar obras que tratam sobre cristianismo, negritude e questões sociais.

(Visited 11 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo