A presença de mulheres no mercado digital está cada vez mais consolidada.
Atualmente, é possível ver um aumento na quantidade de mulheres exercendo cargos que sempre foram ocupados por uma maioria composta por homens, como no marketing digital.
Um levantamento realizado pela Revelo aponta que em 2020, 54% dos profissionais de marketing digital já eram mulheres.
Os números traduzem um cenário no qual cada vez mais as mulheres estão encarando os desafios proporcionados pelo segmento.
Algumas profissionais cogitam até mesmo migrar de área para seguir carreira no marketing, como Isabela Lapa, que possui formação em direito, mas passou a trabalhar com comunicação em uma transição que ela descreve como algo “natural”.
“Comecei a lidar com comunicação criando um blog de literatura, após isso criei outro sobre cultura e gastronomia em Minas Gerais, chamado Coisas de Mineiro, e nesse processo comecei a fazer alguns projetos avulsos para algumas empresas, e isso fez com que eu buscasse uma especialização”, comenta Isabela, que concluiu cursos de MBA em Jornalismo e Marketing pela Universidade de São Paulo, além de formações voltadas para storytelling para negócios e estratégias de vendas.
A empreendedora já possui 13 anos de experiência nesse mercado e criou a própria empresa de marketing, na qual disponibiliza consultorias e realiza a gestão de negócios com foco no digital, atendendo de pequenos empreendedores a grandes empresas.
Foi com a pandemia que Isabela decidiu colocar em prática uma ideia que já havia cogitado anteriormente: aplicar aulas por meio de um curso disponibilizado digitalmente.
A partir desse momento, a empreendedora passou a contar com a eNotas, solução tecnológica da Hotmart Company que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.
“A solução da eNotas agiliza muito a operação e reduz custos da empresa com equipe, além de proporcionar maior segurança. Antes, o processo era caótico, porque eu precisava dedicar muitas horas para emitir uma abundância de notas fiscais, então minha vida mudou muito com essa otimização”, comenta Isabela, que também destaca o suporte humanizado que a startup oferece.
A principal ideia da empresa no longo prazo é potencializar os cursos online e a criação de novos tipos de projetos de capacitação de negócios de maneira física, adentrando os espaços com uma equipe de consultores para traçar estratégias e planos de ação.
Hoje, a empreendedora já atendeu mais de 1.500 alunos em apenas dois anos de curso, colaborando para que a empresa alcançasse, em 2022, a meta de faturamento de R$ 1 milhão.
Além da adoção de uma ferramenta como a eNotas, Isabela Lapa também destaca a importância de investir em conhecimento antes de abrir um negócio.
“É inevitável a delegação de tarefas para conseguir gerir um negócio, e para fazer isso com segurança, é preciso ter conhecimento. Precisamos ter atenção às informações, pois infelizmente muitos compartilham informações falsas, e para ter um olhar crítico, é preciso ter conhecimento”, destaca.
Para Christophe Trevisani, CEO da eNotas, os serviços de automatização oferecidos pela solução da Hotmart ajudam a impulsionar empreendimentos como a empresa de Isabela.
“Existem diversos empreendedores que, assim como a Isabela, desejam lançar um infoproduto no mercado digital, mas não o fazem, pois não têm o suporte ou as ferramentas necessárias. Nosso principal objetivo é justamente encorajar esse público a tirar seus planos do papel”, comenta o executivo.
A eNotas tem como propósito oferecer mais liberdade aos empreendedores e companhias que querem focar exclusivamente em seus negócios enquanto a startup mineira cuida da emissão de suas notas fiscais.
A empresa tem conquistado notoriedade no mercado com uma solução que integra o processo de emissão das NF-e com Prefeituras e Secretarias da Fazenda.