Written by 16:30 Cultura, Notícias, Pautas sociais Views: 5

Projeto Siricutico anuncia oficina no CEU Butantã

Da mesma forma que as demais atividades do projeto, a oficina Siricutico Petrobras de música e brincadeira Com Paulo Tatit e Filipe Edmo resgata a importância do brincar por meio de técnicas de texto e poesia, melodia e ritmo, e composição.

Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Siricutico – Corpo e Brincadeira, criado por dois artistas brasileiros muito queridos do público infantil, Paulo Tatit, um dos fundadores da Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé, continua crescendo e envolvendo mais e mais crianças e adultos.

A novidade, agora, é a realização da Oficina Siricutico Petrobras de música e brincadeira Com Paulo Tatit e Filipe Edmo, no CEU Butantã, para dia 30 de março, em que os músicos estimulam professores e educadores a criar suas próprias brincadeiras e explorá-las com os alunos.

Funciona assim:

“A ideia é realmente aguçar criatividade e a musicalidade, com uma atividade permeada de brincadeiras. Primeiro, o Paulo dá uma melodia e partir disso, os educadores criam uma letra para ela. Depois, com a canção pronta e escrita por todos, é hora de criar brincadeiras e, então, com as minhas provocações, a gente vai criar uma brincadeira inédita que envolve o corpo, o movimento e a dança para aquela canção que a gente acabou de compor”, explica Filipe.

Todos os educadores participantes são oriundos do sistema público de ensino, e a iniciativa visa preservar, mas também dar continuidade para a cultura popular.

“Tem uma frase que diz mais ou menos assim ‘Se você acredita na importância da preservação da cultura, tem que continuar a criá-la’, por isso, acreditamos que quando a gente cria novas brincadeiras estamos contribuindo para que a cultura continue viva”, contam Paulo e Filipe.

É uma oportunidade única de estar ao lado de Paulo Tatit, uma referência na música infantil, responsável por gerações e gerações que vem crescendo ao som de suas composições e de Filipe Edmo, especializado em brincadeiras e referências da cultura popular.

A união dessa dupla, que também começou em uma oficina, vem se mostrando muito produtiva, pois envolve teoria da canção, técnicas de texto e poesia, melodia e ritmo, e composição cênica.

As vagas são limitadas e mediante inscrição no site, a partir de 16 de março.

Volta às origens

As oficinas representam a contrapartida social de um projeto bem mais amplo, o Siricutico – Corpo e Brincadeira.

Até o momento, a iniciativa conta com a produção do espetáculo músico-teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, que mistura artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e muita interatividade, e a uma plataforma online com vídeos musicais em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam, pintam e inventam brincadeiras.

Em janeiro deste ano, também foram lançados simultaneamente nas plataformas online o álbum Siricutico e a playlist oficial do projeto Siricutico – Corpo e Brincadeira, patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais que simples canções, as 13 faixas que compõem tanto o álbum quanto a playlist são um convite para a criação de novas brincadeiras e um resgate da importância de brincar.

Essas oficinas são, na verdade, uma “volta às origens”, segundo Filipe.

Isto porque as demais atividades nasceram da vontade de expandir as primeiras experiências que Paulo e ele criaram para ajudar educadores e familiares a desenvolver novas formas de interação e aprendizados das crianças, tendo como ponto de partida brincadeiras tradicionais, músicas e dança.

“Nas novas oficinas, vamos aproveitar o mesmo processo que acabou evoluindo para o projeto maior”, conta o músico.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo