Written by 09:20 Cultura, esportes e entretenimento, Matérias do Folk Views: 0

Deadcat inaugura fase com o single sombrio “Trait”

Misturando guitarras, synths e melancolia dançante, single apresenta o universo de Goth Ranch, anunciando a evolução estética e emocional do artista.

Montagem com capa do single.

O cantor, compositor e produtor musical Deadcat apresentou no dia 20 de novembro o single Trait, faixa de estreia de seu segundo álbum, Goth Ranch, previsto para o primeiro semestre de 2026.

A música sintetiza o espírito experimental e emocional de sua nova fase, misturando guitarras e synths a uma atmosfera densa e melódica, mas dançante e sensual.

A canção expande o conceito que o artista define, com humor e precisão: um som que atravessa o gótico, o indie e o western, mas que escapa de qualquer rótulo.

“A letra é para minha esposa, Rapha. Possivelmente, a primeira coisa que escrevi foi ‘hook, line and sinker’, a qual é uma gíria remetente à pesca americana. É como se fosse você pegar algo, um tiro certeiro. Comecei com esse conceito e o resto veio”, explica Deadcat.

Ele transforma essa metáfora da pesca em uma narrativa sobre entrega emocional e ilustra a ideia na capa do single, assinada por Ottopapi.

Entre versos, em inglês, que misturam ironia, fragilidade e um certo hedonismo melancólico, o artista constrói uma paisagem lírica onde o vínculo amoroso é ao mesmo tempo hipnótico e surreal, reafirmando sua habilidade de traduzir sentimentos complexos em imagens e sons igualmente enigmáticos.

Composta por Deadcat e Iurii Laskin, Trait foi gravada no Estúdio Freak, com mixagem de Antonio Paoliello e Valentina Gonçalves, e masterização assinada por Alex DeTurk — engenheiro responsável por trabalhos de nomes como Clairo, Brad Mehldau, Jon Batiste, David Bowie e Foo Fighters.

A faixa conta com Deadcat (voz, guitarra e synth), Antônio Paoliello (synth bass e backing vocal), Felipe Pizzutiello (baixo), Iurii Laskin (drum machine) e Letícia Veras Carreira (voz).

A distribuição é da Virgin Music Group, com edição pela Universal Music Publishing e a produção musical é assinada por Deadcat, Nico Paoliello e Iurii Laskin.

“Trabalhar com o Rodrigo (Deadcat) é muito bacana. Esse já é nosso segundo disco juntos. No primeiro, gravamos tudo com a nossa equipe; dessa vez, chamamos mais participações da galera que tem tocado conosco nos shows. Isso deu uma cara mais de banda para a obra, mais rock também”, conta Nico.

No dia 28 de novembro, Deadcat faz o show de lançamento do single na Casa Rockambole, em São Paulo, onde divide o palco com o paulistano Ottopapi e o argentino Tall Juan, em noite dedicada à nova música independente latino-americana promovida pelo selo Seloki Records.

Trait é, portanto, mais do que um single — é um vislumbre do mundo peculiar e coeso que Deadcat vem construindo, onde o pop alternativo flerta com o existencialismo e o humor sombrio, e onde cada som parece ecoar de um deserto interno.

Tão melancólico quanto fascinante.

Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close