A cidade de Ouroeste–SP foi palco, nos dias 16 e 17 de maio, do 1º FLIOURO — Festival Literário de Ouroeste.
Realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o evento ocupou o Centro de Eventos José Nubiato Filho com uma programação diversa, unindo literatura, apresentações artísticas e manifestações culturais da região.
Durante a semana, nos dias 13, 14 e 16, durante o dia, o evento recebeu também todas as crianças da rede municipal de ensino para apreciar uma contação de história do poeta e músico André Gandolfo, de Jales.
O dia 16 abriu o festival com uma série de apresentações de dança protagonizadas por alunos das escolas do municipio, além do grupo de idosos Geração Saúde.
O ponto alto do primeiro dia foi o bate-papo entre o secretário de educação e cultura Rodrigo Sergio e o escritor homenageado Max Wagner, que também atua como livreiro, editor e gerente da Maxibook Editora e Livraria, que leu um de seus poemas dedicados à Ouroeste.
A empresa participou do festival com uma feira de livros, que movimentou o público leitor presente.
Uma feira de artesanato e um animado show musical da dupla Lilian e Gil também integraram a programação do primeiro dia.
No segundo dia, 17 de maio, o público acompanhou a apresentação infantil do Studio de Dança GB, seguida de um bate-papo com o jornalista e escritor Victor Hugo Cavalcante com o secretário de educação e cultura Rodrigo Sergio.
O autor falou sobre sua carreira como escritor e sobre seu livro Brazil Inclusivo, que aborda temas de diversidade e inclusão.
Ainda no mesmo dia, o grupo de dança Flashback entre Amigos, de Ouroeste, trouxe ao palco um repertório nostálgico com hits que marcaram gerações e a escritora Natália Fioramonti apresentou um momento de contação de história para os presentes, intitulado Contos de Ouro.
O encerramento ficou por conta do espetáculo musical A Cor do Som do músico e poeta André Gandolfo
A performance celebrou a pluralidade das sonoridades brasileiras em uma verdadeira viagem musical.
Dessa forma, desde sua primeira edição, o festival literário ouroestense já se consolida como um marco cultural para a cidade, promovendo o acesso à leitura, à arte e ao entretenimento, fortalecendo o vínculo entre comunidade e cultura regional.
Veja abaixo alguns cliques do evento: