A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo uma série de doenças.
Mas será que toda mulher deveria fazer drenagem linfática frequentemente?
De acordo com Juciara Auade, fundadora do Centro de Estética e Beleza Diva’s Brazilian, localizado no centro de Paris, a drenagem é uma ótima opção para quem está se sentindo inchada.
“Ela é indicada para todas as mulheres, independentemente da idade, desde aquelas que desejam apenas cuidar da saúde até aquelas que buscam melhorar a aparência e autoestima”, explica.
Para as mulheres que desejam engravidar, a drenagem linfática pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática na região pélvica, favorecendo a concepção e prevenindo complicações durante a gestação.
“Já durante a gravidez, a drenagem linfática é indicada para aliviar o inchaço e as dores nas pernas e pés, além de ajudar a prevenir a formação de estrias”, acrescenta Juciara.
Já para as mulheres que estão em fase de amamentação, a drenagem linfática pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática nas mamas, favorecendo a produção de leite e prevenindo problemas como o ingurgitamento mamário.
“A drenagem linfática pode ser até mesmo uma aliada na prevenção e tratamento de doenças, como a fibromialgia, a síndrome do túnel do carpo, a artrite e a artrose”, afirma Juciara.
É importante destacar, porém, que a drenagem linfática deve ser realizada por um profissional especializado e capacitado, pois a técnica envolve movimentos específicos e precisos para estimular o sistema linfático.
Apenas um profissional qualificado e experiente pode realizar o procedimento e fazer com que se obtenha os benefícios desejados, evitando risco para a saúde.
“Em nosso centro de estética, a drenagem é um procedimento muito procurado e conseguimos observar que os resultados obtidos são fantásticos. Toda mulher deveria incluir esse tipo de massagem em sua rotina de tratamentos estéticos”, conclui Juciara.