Written by 09:00 Governança e Pautas de impacto social, Matérias do Folk Views: 5

6ª Conexão debate saúde mental como vantagem nas empresas

Evento gratuito da Contexto Gestão reúne especialistas em Votorantim para abordar a NR1, com foco em cultura organizacional, engajamento e resultados.

Imagem-montagem com banner de divulgação do evento.

No dia 7 de maio, a Contexto Gestão promove em Votorantim a 6ª edição do Conexão, evento gratuito voltado aos profissionais de Recursos Humanos, líderes e gestores.

Com o tema Gestão de Saúde Mental como Estratégia Competitiva, trará aspectos da Norma Regulamentadora (NR) 1, que fala sobre processos seletivos, clima organizacional, cultura e reputação no mercado.

O encontro propõe um olhar prático, estratégico e integrado sobre a norma regulamentadora e seu impacto direto na gestão de pessoas.

A proposta do evento, que também marca os 20 anos de história da Contexto Gestão, é mostrar que a saúde mental dos colaboradores vai além de uma obrigação legal: trata-se de uma oportunidade real de gerar valor humano e fortalecer os resultados das empresas.

“Estamos falando de pessoas sobrecarregadas, desconectadas de si, do propósito e dos vínculos. Pessoas estressadas, adoecendo, afastadas por questões emocionais, tudo isso tem um custo humano imenso e também um alto custo para os negócios”, afirma Paulo Paiva, especialista em Gestão de Negócios e de Pessoas, CEO da Contexto Gestão e idealizador do evento.

O especialista reforça que ambientes saudáveis impactam diretamente o desempenho organizacional.

“Cuidar da saúde mental dos colaboradores é, antes de tudo, um ato de humanidade, mas é também uma decisão estratégica. Ambientes saudáveis reduzem afastamentos, têm menos turnover, atraem talentos, aumentam o engajamento e melhoram os resultados. Negócios são feitos por pessoas e pessoas bem cuidadas fazem as empresas mais sustentáveis, produtivas e mais admiradas pelo mercado”, destaca.

Entre as práticas recomendadas, ele destaca atitudes do dia a dia que fazem a diferença.

“Construir um ambiente de trabalho saudável exige intencionalidade da liderança, em primeiro lugar. Medidas práticas incluem abrir espaços seguros de escuta, promover relações de confiança, equilibrar demandas com pausas, reconhecer o esforço e garantir acesso a apoio psicológico quando necessário. São atitudes simples, mas que transformam o clima, reduzem o adoecimento e fortalecem o desempenho do time”, pontua Paulo Paiva.

O Conexão reunirá especialistas de diferentes áreas para apresentar uma visão 360º do tema.

A advogada trabalhista Francini Nabuco abre os debates com um panorama legal da NR1 e os riscos da sua inobservância.

Na sequência, o engenheiro de segurança do trabalho Daniel Miranda apresenta o papel da Saúde e Segurança do Trabalho na redução de riscos e promoção da saúde do trabalhador.

No painel final, Paulo Paiva e a psicóloga Círia Mota destacam como transformar a exigência legal em diferencial competitivo e mostram ferramentas para a construção de um plano estratégico alinhado à cultura e às demandas das empresas.

A curadoria do evento foi pensada para refletir a complexidade e a urgência do tema.

“Buscamos profissionais com vivência prática, sensibilidade humana e autoridade técnica para traduzir esse novo cenário de forma acessível e estratégica. E mais, traremos uma visão multiprofissional, o que consideramos fundamental neste momento”.

A recepção do público está prevista para as 18 horas, com credenciamento e momento informal de conexão.

A programação segue até às 21h40, com painéis, espaço para perguntas e rodada de insights e, ao final, os participantes poderão trocar experiências durante o coffee break e networking.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close