O World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, chega à final da sua 21ª edição.
Em co-realização com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e apoio do Centro Cultural São Paulo, que sediará o evento no próximo domingo, 9 de junho, dez duplas de cosplayers já classificadas disputarão o título de campeões.
Os vencedores receberão uma premiação de R$ 3.500 e uma viagem com tudo pago para a sede do WCS em Nagoia, no Japão, em um total de mais de 50 mil reais em prêmios numa tarde que promete invadir o local com várias atrações deste universo.
A dupla de cosplayers que vencerem a etapa Brasil também representarão o país na etapa mundial, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto na cidade japonesa.
Presente na competição desde 2006, o Brasil ganhou a categoria Joy of Cosplay (Melhor Performance Completa) no ano passado, e é um dos países destaques nas competições com três títulos mundiais nos anos de 2006 (estreia do torneio), 2008 e 2011.
Na programação geral que acompanha o evento, além da final (com retirada de ingressos grátis) o público contará com diversas ativações no local, incluindo: Desfile de Cosplays, Meet&Greet com os cosplayers oficiais do evento e a feira de Playtest com a exposição dos jogos de 13 negócios acelerados pelo programa Sampa Games, da Ade Sampa.
Além disso, quem for ao evento vestido com seu cosplay irá concorrer a prêmios exclusivos para o público.
“Ao apoiar eventos como o World Cosplay Summit, fortalecemos o compromisso da Ade Sampa em fomentar a economia criativa no nosso município, além de projetar a cidade de São Paulo para o cenário internacional. Este encontro também será uma ótima oportunidade para celebrar a originalidade e o talento dos empreendedores da nossa capital, que apresentarão seus jogos antes do concurso”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
O que é cosplay?
Esse termo tem origem na contração de COSTUME (fantasia) + PLAY (atuar), e tem como definição o ato de se vestir como e interpretar um personagem fictício, seja ele de um filme, série, anime, mangá, livro ou jogo.
O segmento tem se popularizado no Brasil com o advento dos grandes varejos chineses, aproximando o público dessa apaixonada forma de arte e expressão.
Atualmente, o mercado em torno do segmento é vasto e rico, envolvendo profissionais de diversas áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores, filmmakers e muitos outros.
Criado para celebrar a cultura pop japonesa através da arte do cosplay, o concurso tem mais de 50 nações participando anualmente das competições e disputando o título de melhores do mundo.
No Brasil, as seletivas aconteceram nos últimos 12 meses, contando com duplas de todas as regiões do país.
Produzido pela Agência Geek+, a primeira agência brasileira especializada no universo Geek, o evento conta com o apoio de uma equipe com mais de 20 anos de experiência em todos os segmentos do mercado, como cultura pop, games, tecnologia e cultura asiática, além da vasta experiência dos sócios no tema.
“O WCS não só destaca o talento incrível dos cosplayers, mas também fortalece os laços culturais entre o Brasil e o Japão. Estamos ansiosos para ver as performances espetaculares das duplas finalistas e celebrar o momento com a comunidade brasileira”, explica Ana de Wit, sócia da agência Geek+.
Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas se trajar como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até dois minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.
Para garantir o seu ingresso e participar do evento, basta acessar o site para fazer o resgate.
E, para mais informações, siga as redes sociais do evento: Instagram e TikTok.