Written by 07:50 Cultura, Literatura, Notícias • One Comment Views: 11

Tonio Carvalho estreia obra literária para adultos

Editado pela Kimera, o livro Erês, guris, bacuris e outros PUTOS que fala sobre as diversas realidades das crianças no país será lançado em junho.

Foto-montagem do escritor Tonio Carvalho e seu novo livro.

O autor Tonio Carvalho lança Erês, guris, bacuris e outros PUTOS, sua primeira obra na literatura para adultos, onde, através de contos, fala da crua realidade das crianças e das suas trajetórias submetidas a sofrimentos e às desigualdades socioculturais, em um país que escolhe para quem olhar.

O livro, da Editora Kimera, será lançado no dia 05 de junho, das 19h às 22h, na Livraria da Travessa Botafogo, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 97, com a presença do autor.

Sinopse do livro Erês, guris, bacuris e outros PUTOS

Crédito: Divulgação

As crianças do Brasil não são apenas os meninos e meninas, são os erês, guris, bacuris, pivetes, moleques, pivetes, garotos e garotas, miúdos e miúdas, putos, como a eles se referem em Portugal.

Enfim, todos que são ou os que ainda somos, pixotes.

A eles, este livro de contos é dedicado: aos que já se foram, humilhados, machucados, violentados e mortos e aos que ainda sobrevivem submetidos aos maus tratos, miséria, fome, sede, frio, e ao mesmo ciclo perverso de humilhações e violências até a morte.

Esse, infelizmente, é o mundo em que vivemos sob o olhar complacente dos que fomentam guerras, impõem discriminações de fé, sexo ou cor da pele.

A indiferença ao sofrimento de crianças solitárias, largadas ao abandono, desnutridas, submetidas a trabalhos forçados semelhantes à escravidão não deveria passar despercebida.

No entanto, essa realidade não é especialidade desses dois brasis, um rico e outro vulnerável, é o que se constata enquanto cresce a desigualdade aqui e no mundo: a desnutrição não é apenas física.

A desnutrição do Saber, do Conhecimento, gera a miséria da Ignorância.

E a ignorância leva, social e politicamente, a extremos perigosos.

Estes nossos pequenos aí revelados, em Erês, guris, bacuris e outros PUTOS, são fruto do nosso olhar incrédulo sobre a crueldade humana, o que nos deixa muito p***, não como o termo é de uso em Portugal.

(Visited 11 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo