Crédito da foto principal: Divulgação.
O relacionamento entre clubes e torcedores está mudando, e a cobrança por conexões mais humanas e constantes, também.
Uma pesquisa global realizada pela Infobip, plataforma de comunicações em nuvem, mostra que dois em cada três fãs (66%) se sentem “desconectados” de seus times devido à falta de diálogo e da comunicação impessoal.
Entre os torcedores com menos de 35 anos, esse número chega a 81%, sinalizando uma nova geração que espera interação direta, personalizada e contínua, e não somente mensagens nos dias de jogo.
O levantamento ouviu 1.500 torcedores de futebol americano, beisebol, futebol e críquete nos Estados Unidos, Europa e Índia, e apontou frustração com mensagens genéricas e unilaterais.
Para a maioria, acompanhar um time vai muito além do placar: os fãs querem conversar, participar, conhecer bastidores e sentir-se parte da comunidade do clube durante todo o ano.
No Brasil, essa tendência global se confirma com força.
País de torcidas apaixonadas e altamente conectadas, o futebol brasileiro é um dos que mais se destaca no engajamento digital.
Conforme o IBOPE Repucom aponta, os 50 principais clubes do país somam mais de 430 milhões de seguidores nas redes sociais, com Flamengo e Corinthians liderando em alcance e interação.
Só em 2024, essas equipes ganharam 20 milhões de novos seguidores, impulsionadas por conteúdos em tempo real, campanhas interativas e experiências digitais exclusivas.
O alto volume de engajamento mostra que o torcedor brasileiro quer estar mais próximo do clube, não somente acompanhar os jogos.
Assim como no cenário global, os fãs locais buscam comunicação mais direta, humana e personalizada, especialmente por meio de aplicativos de mensagens e canais digitais, que já fazem parte do dia a dia do público no país.
A pesquisa também revela que mais de 70% dos torcedores querem manter contato com seus times mesmo fora da temporada, e 82% já usam redes sociais para acompanhar o dia a dia das equipes.
Quase metade dos entrevistados afirmou se sentir “somente um número”, e 61% dizem que os altos custos de ingressos, produtos e assinaturas afastam os fãs das arquibancadas, reforçando a necessidade de novas formas de engajamento acessíveis e personalizadas.
“Os torcedores querem um relacionamento mais próximo e de via dupla com seus times, que os mantenha engajados o ano todo, e não somente nos dias de jogo”, afirma Ervin Jagatić, diretor de produto da Infobip.
“Com o uso de tecnologias como IA e gamificação conversacional, as organizações esportivas podem criar experiências personalizadas e em tempo real que fortaleçam a fidelidade e aumentem a participação”, acrescenta.
Nos últimos anos, a Infobip tem participado de projetos que evidenciam como a tecnologia pode redefinir a relação entre clubes e torcedores, tornando a experiência esportiva mais próxima e interativa.
As iniciativas incluem desde o envio de alerta em tempo real sobre partidas e venda antecipada de ingressos até atendimento digital e campanhas personalizadas, que ampliam o engajamento antes, durante e depois dos jogos.
Entre os exemplos, está a parceria com a MoneyGram Haas F1 Team, da Fórmula 1, que utiliza chatbots e plataformas de mensagens com inteligência artificial para interações ao vivo, como o RaceMate, um companheiro virtual que conversa com os fãs, e uma versão interativa do piloto Oliver Bearman, criada para aproximar o público da equipe.
Nos Estados Unidos, a empresa colabora com o Los Angeles Chargers, que oferece conteúdo exclusivo e atualizações instantâneas por meio do Apple Messages for Business.
Já na América Latina, um projeto desenvolvido com a Claro Sports usa inteligência artificial e tecnologia RCS do Google para permitir que torcedores mexicanos recebam placares em tempo real, notificações personalizadas e experiências interativas em múltiplos canais de mensagem.
As experiências evidenciam um movimento mais amplo do setor esportivo, que vem adotando tecnologias de comunicação para oferecer novas formas de engajamento e presença digital aos torcedores em todo o mundo.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






