De 10 a 14 de abril acontece a 12.ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo, evento em formato híbrido que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo e que nesta edição foca no tema Igualdade e respeito às diferenças.
A abertura acontece em 10 de abril, no Theatro Municipal, com atrações para cerca de 1200 alunos da rede pública, professores e bibliotecários.
Durante toda semana, de 10 a 14 de abril, tem programação para todos os gostos!
Sarau em pleno Viaduto do Chá, apresentações teatrais, circenses e de dança em bibliotecas e CEUs, contação de histórias em praças e pontos de leitura; biblioteca volante do SESC, visita guiada no Centro Cultural São Paulo, exposição na Unibes Cultural, musicais, oficinas e muito mais.
Tudo isso gratuitamente, abrangendo as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central da cidade.
E tem também a vasta programação online, transmitida pelas redes sociais da Semana (Estudo e Leitura).
Sucesso na última edição, as lives também acontecem agora e marcam a participação de importantes nomes da literatura infantojuvenil, entre eles Ricardo Viveiros, Rodrigo Libânio e Beth Cardoso.
Ainda integram as atividades exibições de curta-metragem e making-off, além de um bate-papo com integrantes do projeto Repórteres do Futuro.
Criada a partir da Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), a Semana de Leitura tem a proposta de despertar, desenvolver e estimular essa prática em crianças, jovens e adultos.
Toda a programação é realizada pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência, com o apoio de importantes entidades do setor.
“O maior mérito desse projeto é ser inclusivo e oferecer aos participantes oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu.
Ele ressalta dados do Instituto Pró-Livro “o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, enquanto pesquisas internacionais apontam que os franceses leem 21 livros por ano e os canadenses leem 12”.
A programação completa da Semana está disponibilizada online.