A cidade de São Paulo recebe nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2024 a 10ª edição do Pint of Science Brasil, maior evento de divulgação científica que acontece anualmente em 25 países.
Para este ano, a décima celebração cientifica com cerveja na capital paulista traz palestras de 45 pesquisadores e cientistas brasileiros que abordarão temas como saúde, epidemias, meio ambiente, inteligência artificial, música, geologia, física e astrofísica.
“Durante os 10 anos de existência do Pint of Science Brasil sempre buscamos o objetivo de colocar em prática a atividade de aproximar cada vez mais a ciência à sociedade de maneira informal e descontraída para assim transformar naturalmente em uma cultura científica entre a sociedade”, afirma Marcela Nunes, coordenadora do evento na cidade de São Paulo.
“O festival é uma maneira de mostrarmos que a ciência está ligada às nossas vidas e ao nosso dia a dia”, enfatiza.
Para este ano, entre as palestras que ocorrerão na cidade de São Paulo, o público poderá conferir o uso da canábis para fins medicinais, pesquisas sobre saúde LGBTQIA+, estudos sobre PETs e psicanálise.
Entre os palestrantes, o festival recebe o influenciador e divulgador científico, o Pirulla, e o especialista em genética, epidemiologia e microevolução do Instituto Butantã, o Prof. Dr. Lincoln Suesdek.
A edição na capital paulista será realizada em nove estabelecimentos: Beer and Belly; Beer Rock Club; Cervejaria TRIA; Cervejaria Nacional; Croma Beer; Jazz Restô e Burgers; Jolly Roger Club; Taverna Medieval; e The Barley House.
O surgimento do evento
Em 2012, os cientistas Michael Motskin e Praveen Paul, que, na época, eram pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, e levaram aos laboratórios da universidade pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando para essas doenças.
A experiência foi tão inspiradora que os dois organizadores viram que seria uma oportunidade de levar os pesquisadores a encontrar as pessoas nos bares para divulgar suas pesquisas e aproximar a ciência a elas.
A ideia fez surgir o Pint of Science, que teve a primeira edição na Inglaterra em maio de 2013 e anualmente leve milhares de pessoas a debater, falar e conhecer mais sobre o que a ciência tem feito para melhorar as nossas vidas.
No Brasil, a primeira divulgação científica em bares ocorreu em 2015.
Em 2023, o evento foi realizado em 120 cidades brasileiras.
Neste ano, o festival no país terá 179 municípios participantes e espera-se a presença de mais de 25 mil pessoas durante os três dias.
“Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros”, afirma o coordenador nacional do Pint of Science, Luiz Almeida.
Para conferir a programação da cidade de São Paulo acesse o site do festival.