Written by 07:48 Cultura, Notícias Views: 12

Santos se torna palco de Festival Internacional de Dança

Cerimônia de abertura do Festival Internacional de Dança de Santos contará com espetáculo da Cia. de Dança de São José dos Campos.

Foto de apresentação do espetáculo Onírico realizado pela Cia de Dança de São José dos Campos.

Um dos principais e mais renomados festivais de dança do país, o FIDFEST — Festival Internacional de Dança de Santos, chega à décima edição, a partir de 27 de maio no Teatro Municipal Brás Cubas, no Centro Cultural Patrícia Galvão.

O festival integra o calendário oficial de Santos.

O evento é realizado pela ADALPA — Associação de Dança do Litoral Paulista e produzido por André Santos e Juliana Luiz.

Para esta décima edição, o espetáculo de abertura será Onírico, da Cia de Dança de São José dos Campos, a partir das 20h30, no dia 27 de maio, com entrada gratuita.

A retirada dos ingressos poderá ser feita a partir de meio-dia dessa data na bilheteria do teatro.

São esperados mais de dois mil dançarinos durante os sete dias de festival e um público estimado em quase 10 mil pessoas.

Para celebrar a primeira década, o evento oferecerá R$ 20 mil em prêmios.

Além das mostras competitivas, que oportunizam parcerias internacionais aos participantes, haverá feirinha FIDFEST, espaço Cantinho do Bem, onde a Casa Vó Benedita vende lanches e doces, sem repasse financeiro ao festival, e programação de workshops.

“Estamos orgulhosos dessa trajetória, por podermos ter aberto portas para dançarinos que conseguiram destaque nacional e internacional e por, a cada ano, reunir grandes nomes deste segmento entre jurados, palestrantes, etc.”, ressalta André Santos.

“A região tem uma tradição na dança e o FIDIFEST, ao mesmo tempo, tem sido reflexo deste histórico e tem reforçado um cenário que atinge e emociona pessoas de todas as idades”, destaca Juliana Luiz.

Espetáculo de abertura

O espetáculo Onírico é uma criação em dança contemporânea realizada pela artista Lili de Grammont em 2013 para o Bolshoi Brasil, agora é revisitada junto ao elenco da Cia de Dança de São José dos Campos, companhia de extrema importância para o país, pela sua excelência, dedicação cultural e construção de cidadania pelo Vale do Paraíba.

Onírico retrata as fantasias e ilusões do indivíduo em estado de inconsciência.

A partir de sonhos relatados pelos intérpretes, o roteiro ganha forma.

A dramaturgia traduz em movimentos os devaneios oníricos e, através do surrealismo, um sonho se entrelaça no outro.

Por meio de projeções e sombra chinesa, o público é convidado a embarcar nesta jornada criada para toda a família.

(Visited 12 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo