A RHI Magnesita pauta sua atuação no desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente, em especial por meio do estímulo ao empreendedorismo e empoderamento feminino, à educação e à cultura.
Por isso, acaba de inaugurar mais um importante projeto no município de Brumado: o Ponto da Moda, que oferecerá, gratuitamente, aulas de moda, corte e costura nas comunidades da Vila Presidente Vargas e de Pedra Preta.
Em cada unidade, 30 mulheres, com idade superior a 14 anos, já iniciaram as atividades, com foco em se capacitar para uma futura profissão.
As questões socioeconômicas foram priorizadas para a seleção das participantes do projeto, aportado via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Roaunet).
Os espaços para a construção dos laboratórios de costuras foram cedidos pelas Associações de Moradores.
Ao final do curso, toda a estrutura montada nas duas unidades, compostas por maquinário moderno, mobiliário, equipamento de multimídia e climatização, ficará à disposição da Associação.
Ou seja, as participantes e demais pessoas da comunidade terão um local equipado para produção de roupas e artesanatos, o que contribuirá para ampliação da renda.
Também foram escolhidos, preferencialmente, professores capacitados da região.
A líder comunitária da Vila Presidente Vargas, Katiane Leite de Souza, comemora a inauguração do espaço.
“Estamos muito alegres com o lançamento de projeto, que é uma iniciativa de arte criativa, e vem com grandes progressos para a nossa comunidade. Através desse curso, nós vamos ver as pessoas se especializando e com a possibilidade de ter a própria renda. A nossa vila ganha muito com o Ponto da Moda, porque é um momento de crescimento para nós”, destaca Katiane.
Identid’Arte
Além da inauguração do Ponto da Moda, a RHI Magnesita também dá sequência ao Identid’Arte, em Brumado.
As aulas da quarta edição do projeto, que oferece ensino gratuito de música (violino, viola clássica e flauta doce), dança e teatro, já começaram.
Ao todo, o projeto atenderá cerca de 100 alunos da rede pública municipal.
O objetivo é que esse aprendizado possa contribuir para transformar a vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, por meio da arte e da cultura.
Na última quinta-feira (23/03), a analista de Comunicação Corporativa e Relacionamento com a Comunidade da RHI Magnesita, Ciranda Campos, participou do evento de entrega dos instrumentos aos participantes do projeto.
Ainda como parte do Identid’Arte, será ofertado, no dia 5 de abril, um treinamento para elaboração de projetos culturais, totalmente online e gratuito, ministrado pelo gestor e consultor Mário Bruno Hingst Manzolillo.
A iniciativa busca capacitar produtores culturais, empresas e o público nos aspectos técnicos e metodológicos para a elaboração de projetos culturais, considerando os quesitos e características da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e as despesas para execução (realidade financeira).
O encontro virtual acontece por meio da plataforma Zoom, das 19h às 20h30.
Essas e outras ações sociais da companhia têm o objetivo de contribuir para o crescimento da população de Brumado.
“Nosso intuito com os projetos sociais é fazer a diferença nas regiões em que atuamos, oferecendo oportunidades para que as pessoas adquiram novos conhecimentos, experiências e habilidades. Com isso, fomentamos o desenvolvimento realmente sustentável a longo prazo, potencializando a independência financeira das comunidades. Principalmente as mulheres, que aprendem um novo ofício e ganham confiança para empreender ou buscar oportunidades no mercado de trabalho”, destaca a gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da RHI Magnesita para América do Sul, Juliana Morato.