Written by 07:42 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina, Tecnologia Views: 12

O que é e como é feita a artroplastia de quadril?

Saiba as principais informações sobre a cirurgia que pode ser realizada com o apoio de soluções robóticas, como o ROSA® Hip, da Zimmer Biomet.

Foto do equipamentot ecnológico ROSA® Hip da Zimmer Biomet.

Tida como uma cirurgia no qual a articulação é substituída por uma prótese ortopédica, a artroplastia de quadril é um procedimento indicado aos que sofrem de condições incapacitantes como a artrose em níveis severos, doença degenerativa que provoca o desgaste das cartilagens presentes nas extremidades ósseas.

Realizada há muitos anos no país, por meio de técnicas convencionais, recentemente esse tipo de cirurgia ganhou mais precisão com a chegada de plataformas robóticas, como o ROSA® Hip, trazido ao Brasil pela Zimmer Biomet.

“A artrose em níveis severos é caracterizada por fortes dores que, gradualmente, vão reduzindo a mobilidade e autonomia desses pacientes, por isso, a substituição da articulação por próteses ortopédicas é o tratamento mais indicado, especialmente quando outros cuidados paliativos, como a administração de medicamentos e fisioterapias, não surtem mais efeito. É uma alternativa eficaz para a retomada da qualidade de vida e das atividades comuns do dia a dia, como caminhar e subir e descer escadas, por exemplo”, explica André Grativol, General Manager da Zimmer Biomet no Brasil.

Como é a cirurgia de quadril com robôs?

Diferentemente do que algumas pessoas possam pensar, nas artroplastias robóticas de quadril os robôs não operam sozinhos, ou seja, os procedimentos continuam sendo feitos por médicos ortopedistas especialistas, que contam agora com a precisão e personalização fornecidas pelo apoio dessas plataformas.

Segundo Grativol, o ROSA® Hip foi desenvolvido para atuar de maneira centrada no cirurgião, auxiliando nas artroplastias de quadril, para um procedimento minimamente invasivo e com maior facilidade no encaixe e posicionamento dos implantes.

“O robô permite que os cirurgiões tenham uma visão otimizada da região e preservem os tecidos que revestem a cartilagem. Ele conta com uma tecnologia integrada que capta todos os dados anatômicos do paciente e alinha as informações e imagens pré-operatórias, com a análise em tempo real, durante o ato cirúrgico. É possível criar um plano de abordagem personalizado, fazer ajustes finos sobre as incisões e encaixar a prótese com bastante precisão, se compararmos com a cirurgia convencional”, destaca o executivo.

Como funciona o novo robô?

O ROSA® Hip tem uma atuação baseada em fluoroscopia, que fornece imagens em movimento e em tempo real da articulação, a partir da emissão de raios-x.

A plataforma é composta por uma tecnologia que integra um braço robótico a softwares avançados, baseados em dados, que realizam o planejamento pré-operatório em 3D e fornecem informações intraoperatórias sobre a estrutura dos tecidos moles e da anatomia óssea do paciente.

Tais funcionalidades facilitam a exatidão do corte ósseo, a análise de amplitude de movimento no ato cirúrgico e a melhor combinação de implantes para cada paciente.

“Atualmente, a técnica cirúrgica compatível com a plataforma robótica de quadril é por via anterior, procedimento em que não é necessário realizar nenhum corte em músculo ou tendão. Com essa técnica, os músculos são apenas afastados um do outro, promovendo um pós-operatório menos doloroso e com menos fraqueza muscular, sendo mais rápido e mais confortável para o paciente”, conclui o executivo da Zimmer Biomet.

(Visited 12 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo