A Copa do Mundo de Futebol Feminino chega à sua nona edição neste ano e tem tudo para ser histórica.
Visando contribuir com o debate sobre a evolução da modalidade, o Museu do Futebol, instituição governamental do Estado de São Paulo, promove na próxima quarta-feira (22) a Oficina Cobertura Esportiva Livre de Estereótipos de Gênero.
O encontro acontece das 10h30 às 12h no auditório do Museu do Futebol, com entrada gratuita, e será também transmitido pelo canal do Museu no YouTube.
O debate será conduzido pela jornalista Olga Bagatini, consultora da ONU Mulheres, e tratará de assuntos como histórico do jornalismo esportivo; o que é gênero; o que é estereótipo de gênero; casos e exemplos brasileiros e boas práticas do jornalismo.
O evento faz parte do programa Laboratório da Imprensa Esportiva, iniciado pelo Museu do Futebol no ano passado, visando promover o debate crítico a respeito do jornalismo na cobertura de esportes, em especial, do futebol, com atividades voltadas a estudantes e profissionais de imprensa.
Assim, com a proximidade da Copa do Mundo, esta oficina visa contribuir para que os futuros profissionais tenham instrumentos para perceber visões estereotipadas e valorizar boas iniciativas.
Por fim, quem participar da oficina poderá também visitar a exposição do Museu do Futebol de forma gratuita no dia e que atualmente conta com 15 salas, que relatam como o futebol chegou ao Brasil e se tornou uma paixão nacional.