A startup de educação Motrix, por meio do Motrix Lab, seu laboratório de pesquisa neurocientífica aplicada à educação, criou o LitMetrix, um sistema digital de monitoramento e avaliação da performance leitora dos alunos em idade escolar.
O Litmetrix é baseado em uma área de ponta da neurociência chamada “neurociência computacional”.
No segundo semestre de 2023, a EdTech Árvore incluirá o LitMetrix em sua plataforma gamificada de leitura.
A Árvore é mais conhecida por seu módulo Árvore Livros, com mais de 40 mil livros e audiolivros, que já beneficia cerca de dois milhões de alunos de mais de 11 mil escolas públicas e privadas do Brasil.
Integrada na plataforma Árvore, o LitMetrix permitirá um monitoramento constante e, em alguns casos, preditivo, do desenvolvimento da performance leitora dos alunos.
Dessa forma, serão fomentadas intervenções que reforcem o desenvolvimento daqueles alunos que mais precisam de apoio, bem como serão identificadas e validadas melhores práticas pedagógicas no desenvolvimento das habilidades de leitura.
Além disso, o LitMetrix avalia a complexidade narrativa de livros e textos.
Isso será aplicado na plataforma gamificada de leitura da Árvore para oferecer uma solução adaptativa que considera a avaliação recorrente dos alunos para fazer recomendações precisas de leitura para cada um, estimulando o desenvolvimento constante das leituras de forma individualizada.