A dança voltou para valer em 2023, com espetáculos ao redor do Brasil e muita criação estimulada pelo tempo de reclusão durante a pandemia.
Para os jovens bailarinos, escolas e academias de dança, o retorno da Mostra Paranaense de Dança em formato presencial é a grande notícia.
As inscrições dos grupos para as seletivas começam dia 30 de março, com períodos diferentes para cada cidade: Curitiba (20 a 23 de abril), Ponta Grossa (6 e 7 de maio), Campo Mourão (13 e 14 de maio), Toledo (20 e 21 de maio) e Apucarana (27 e 28 de maio), sendo abertas a todos os interessados, das mais diversas linguagens da dança.
“Chegamos à 14ª edição muito felizes e com grande responsabilidade. Queremos celebrar a dança do Paraná e de estados vizinhos com todas as nossas forças”, conta Simone Bönisch, coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), entidade que organiza a Mostra.
A última edição presencial do evento foi realizada em 2019, e em 2021 houve uma edição online.
Um dos destaques neste ano é a programação especial, com uma turnê do Balé Teatro Guaíra por oito cidades do estado entre os dias 5 e 28 de maio.
Serão apresentados os espetáculos Piá, de Alex Soares e V.I.C.A., de Liliane de Grammont.
Além disso, o Ballet de Londrina apresenta em Curitiba, dia 19 de abril, a coreografia Bora!, de Henrique Rodovalho.
As seletivas para a Mostra Paranaense de Dança 2023 ocorrem entre abril e maio, no formato de espetáculos que também podem ser prestigiados pelo público, e com a presença de uma banca de avaliadores.
O gran finale será dos dias 9 a 11 de junho, quando os selecionados são convidados a compor as apresentações que acontecerão no palco do Guairão.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe; conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Dois Vizinhos, Apucarana e Arapongas, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná; o patrocínio das empresas Camagril, Nórdica Veículos, Grupo Pegoraro, Fuga Couros, Plast & Pack, Aços Continente, Stampa Food, ACSO, Ferragens Negrão e Londrisaúde; e a realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, união e reconstrução.