A Teo, loja e galeria criada há duas décadas pelos irmãos Lis e Teo, segue participando da exposição Crafting Modernity: Design in Latin America 1940 – 1980, no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
A mostra, que estava programada para ficar em cartaz até setembro, teve um sucesso de público tão grande que foi prorrogada por mais dois meses, até 10 de novembro.
Segundo os organizadores, a ideia é apresentar aos visitantes um panorama representando o que de mais importante se produziu em termos de design latino-americano entre as décadas de 40 e 80.
“A equipe do MoMA selecionou a dedo a nossa Mesa Pétalas, do polonês radicado no Brasil Jorge Zalszupin, um dos maiores expoentes do design moderno do nosso país. Esta é a primeira vez que uma de nossas obras integra uma exposição no MoMA e estamos muito honrados e felizes com a prorrogação do prazo da mostra. Está imperdível”, conta Lis, que participou da abertura da exibição junto ao seu irmão, Teo, no início de março.
Delicada e sofisticada, a Mesa Pétalas é uma das peças mais célebres do designer e arquiteto Jorge Zalszupin.
Sua curvatura, que desafia as estruturas da madeira, lembra pétalas de uma flor, brilhantemente executadas em pau ferro.
Outra característica é que foi inspirada em estruturas de papel dobrado de um origami, assim como a famosa mesa Andorinha, também concebida pelo artista.