O autor Juca Serrado lançou recentemente o romance Um Adeus no Cais do Sodré, publicado pela editora Jaguatirica, na Livraria Janela do Shopping da Gávea, após sucesso em Portugal.
Trazendo uma rica narrativa histórica que aborda temas como escravização, ganância e violência, bem como lições sobre generosidade, empatia, esperança e superação, o livro apresenta a história do português Pedro do Ferreira e a vida dos seus familiares, que migraram para Santa Rita, cidade de Minas Gerais.
Ambientada no Brasil do fim do século XIX e início do século XX, a obra chama a atenção pelos detalhes, trazendo uma pesquisa cênica muito atenta e minuciosa.
O leitor é transportado para as ruas onde João do Rio viveu, com livrarias e prostíbulos que conviviam na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, por exemplo, bem como por províncias e vilas, como se olhasse um álbum de fotografias conhecidas, cheias de lugares revisitados por memória e afeto.
A narrativa elegante de Juca Serrado remete às fragrâncias e imagens de ambientes frequentados por escritores como Olavo Bilac, Ruy Barbosa e, ao mesmo tempo, às sensações de paz e harmonia da Fazenda Bom Retiro, num tempo em que laços familiares modelam escolhas e atingem destinos.
Apesar dos obstáculos e desafios enfrentados pelos personagens, o amor à terra e o respeito à ancestralidade revelam que, na união e na família, a prosperidade faz o seu reinado mais sagrado.
Juca Serrado: Do mercado financeiro à literatura
Juca Serrado nasceu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro, é casado, pai de dois filhos e tem duas enteadas.
Estudou Arquitetura e Economia, trabalhou no mercado financeiro por mais de uma década e escreveu para uma revista especializada sobre o mercado financeiro, tendo inúmeras cartas publicadas em jornais.
Como escritor, Juca publicou O Turco (2017), uma visão pragmática sobre a ética e a moral, e Sob o olhar do guardião (2019), uma ficção que envolve os segredos da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
Um Adeus no Cais do Sodré é o seu terceiro romance, uma saga familiar que une Portugal e Brasil.