Crédito: Freepik
O mercado de trabalho está em constante transformação.
As habilidades e conhecimentos, que antes eram suficientes para garantir uma carreira de sucesso, agora podem rapidamente tornar-se obsoletos.
Segundo a edição mais recente do relatório The Future of Jobs, elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento até 2027.
É nesse cenário que o conceito de Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida) está se tornando cada vez mais relevante.
Adquirir novas habilidades e conhecimentos abrem diversas oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.
A essência do Lifelong Learning reside na crença de que a aprendizagem nunca deve parar e que cada indivíduo tem a capacidade de crescer e se desenvolver continuamente.
Na área de direito, o mercado é ainda mais competitivo.
Com base em dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 2022, constata-se que o país possui uma proporção de um advogado para cada 164 habitantes, em um território com aproximadamente 213 milhões de pessoas.
É por isso que a obtenção de uma pós-graduação confere ao advogado um diferencial significativo, proporcionando um conhecimento mais aprofundado em uma área específica do Direito e tornando-o especialista em sua área de atuação.
E nesse contexto profissional, o lifelong learning é crucial para acompanhar as demandas em constante mudança do mercado de trabalho.
Portanto, a capacidade de se atualizar e adquirir novas competências é fundamental para manter a relevância e a competitividade.
“No mundo moderno, a graduação é apenas mais um passo na jornada de aprendizado dos bons profissionais. Com a revolução tecnológica que vivenciamos, passa a ser necessário aliar competências técnicas com habilidades comportamentais que, muitas vezes, são transdisciplinares. Por isso, aqueles que almejam se destacar na carreira devem se manter atualizados com pós-graduações e outras especializações para aprender todos os dias”, afirma Eduardo Senise, diretor de Educação Continuada da Cruzeiro do Sul Educacional (CSED).
Pós-graduação UDF
Para atender essa necessidade, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), instituição pertencente à CSED, está com cinco novos cursos de pós-graduação EAD na área de Direito.
Dentre as opções, encontram-se as especializações em Direito do Trabalho, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário, Direito Constitucional e Direito Penal, que terão início neste segundo semestre de 2023 e contarão também com certificação da Universidade Cruzeiro do Sul, que oferta os cursos em parceria com o UDF.
As especializações são oferecidas no modelo totalmente online, com momentos ao vivo, contam com duração de nove meses e com uma metodologia exclusiva, idealizada especialmente para os desafios pedagógicos da área jurídica.
Os profissionais serão apresentados a um contexto, no qual há envolvimento com conceitos e doutrinas de cada ciclo do curso.
Depois, há debates ao vivo para criar a conexão entre o conteúdo (raciocínio jurídico) e sua aplicação no mundo real (processo).
A partir daí, será proposta a aplicação desse raciocínio para o desenvolvimento da tese do processo.
O UDF criou a metodologia inovadora para os cursos, que traz professores e convidados de renome para as especializações, com a parceria e a expertise tecnológica de reconhecimento nacional da Universidade Cruzeiro do Sul.
Os interessados nos cursos poderão fazer sua inscrição online.