Written by 07:40 Notícias, Política Views: 8

Janja da Silva realiza encontro com lideranças femininas

Promovido pela primeira-dama, encontro com prefeitas e vice-prefeitas participantes da Marcha de municipalistas também teve a presença de ministras de Estado.

Foto das ministras do governo federal em encontro realizado pelo governo.

A primeira-dama Janja da Silva recebeu, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, lideranças femininas que integram a Marcha dos Prefeitos para um encontro focado na temática Mulheres no Poder.

O evento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança e a necessidade de aumentar essa representação nas esferas de poder.

O encontro contou com a presença das ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Nísia Trindade (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Anielle Franco (Igualdade Racial), Esther Dweck (Gestão e da Inovação) e a ministra em exercício, Maria Helena Guarezi (Mulheres).

Durante o encontro, Janja destacou os desafios enfrentados pelas líderes.

Segundo ela, dos 5.570 municípios com a presença de prefeitos, apenas 673 são mulheres.

“A gente precisa muito refletir sobre isso! E a grande maioria dessas prefeituras estão em municípios com menos de 20 mil habitantes. Temos apenas uma prefeita na capital, a qual é a prefeita de Tocantins. Temos um desafio enorme, pois sabemos que ainda é uma luta diária ter essa participação política das mulheres nos espaços de poder”, declarou.

Ainda segundo ela, é necessário também combater a violência política de gênero e fake news que envolvem as lideranças femininas, visto que isso diminui a participação de mulheres nos pleitos e candidaturas.

“A gente vive hoje em dia a violência política de gênero, principalmente nas redes sociais. O papel de vocês, prefeitas, desses municípios é fomentar e buscar com que mais mulheres participem da política. No Congresso Nacional temos apenas 16% das mulheres, então temos um desafio”, disse.

Em seu discurso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a escuta das mulheres no Governo Federal.

“Estamos num país democrático, onde há um presidente que nos impulsiona. Temos um presidente da República que fala sobre respeito à mulher. Isso é um exemplo para os homens parlamentares, e seguindo esse exemplo, vemos outros homens buscando entender essa necessidade de nos apoiar. Ainda é pouco, mas isso só vai crescer se nós mulheres também assumirmos esse lugar e dizer que está na hora dessa correção histórica”, afirmou.

A prefeita do município de Pedro Régis, na Paraíba, Michele Ribeiro, compartilhou algumas experiências e destacou a importância do evento para a articulação política das mulheres.

“Esse momento é muito simbólico para nós prefeitas, pois podemos estar aqui no Palácio do Planalto com ministras de Estado e a primeira-dama, articulando e debatendo assuntos importantes, criando um estreitamento de diálogo entre o Governo Federal e os municípios brasileiros”, falou.

A ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, lembrou sua trajetória como prefeita e os desafios enfrentados.

“Muitos não sabem o quanto é difícil ser mulher numa sociedade machista, ser mulher na política e ser mulher numa prefeitura. Não tem cargo mais difícil do que o cargo de prefeito. Eu quero dizer para vocês [prefeitas], citando uma frase Cecília Meireles: ‘Eu não sei quantas vezes eu perdi. Eu só sei que perdi todas às vezes que não mudei’. Esta frase serve para nós, diante da violência política, da misoginia, de todas as adversidades, que nós temos que ser melhores para sermos consideradas iguais. E vocês não desistam, porque o que eles querem é que a gente desista”, declarou.

Marcha dos Prefeitos

A Marcha dos Prefeitos ocorre anualmente em Brasília e é um importante espaço de diálogo entre os gestores municipais e o Governo Federal.

Neste ano, ela foi realizada entre 20 e 23 de maio.

O Ministério da Cultura (MinC) participa ativamente da Marcha dos Prefeitos.

Além de presente na abertura oficial do evento, participou de uma primeira mesa de debate realizada nesta terça-feira (21), que discutiu o papel dos municípios no âmbito do Decreto de Fomento à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), da Secretaria de Comitês de Cultura (SCC), Thiago Rocha Leandro, representou a Pasta no debate.

A segunda mesa ocorreu nesta quinta-feira (23) e discutiu a consolidação das políticas culturais e o fomento às cidades históricas, turísticas e ao patrimônio mundial.

O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, esteve presente, representando o Ministério.

Para prestar informações detalhadas e tirar possíveis dúvidas de gestoras e gestores municipais, a sede do MinC, na Esplanada dos Ministérios, abriu as portas para prestar atendimento especializado às prefeituras.

O ministério mobilizou uma equipe, com cerca de 20 pessoas, e reservou salas em três andares do edifício sede, na Esplanada dos Ministérios, para os atendimentos.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo