Durante o mês de abril as unidades hospitalares administradas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em Goiás e São Paulo, realizaram campanhas educativas com colaboradores, médicos e profissionais de saúde, para reforçar a conscientização sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente e os protocolos adotados pelo Instituto para garantir a excelência na prestação do serviço e na qualidade do atendimento.
As metas foram adotadas no Brasil em 1º de abril 2013, por meio da Portaria 529, que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e transformaram o mês em uma data de conscientização. Ao todo são seis metas, que visam garantir as melhores práticas durante o atendimento ao paciente, oferecendo qualidade e segurança.
O objetivo é eliminar ou reduzir a exposição dos pacientes a riscos e não conformidades que podem ser evitados.
As metas
- Identificação Correta do Paciente;
- Comunicação Efetiva;
- Melhorar a Segurança dos Medicamentos;
- Cirurgia Segura;
- Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados;
- Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
Ações nos hospitais
Sempre em busca de melhorias e visando a conscientização, o IMED convidou todos os colaboradores a vestirem laranja no dia 10 de abril para que, juntos, pudessem reforçar, ainda mais, a importância de colocar a segurança dos pacientes em primeiro lugar.
Dessa forma, as equipes do setor de Qualidade dos hospitais estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN), em Goiás, e do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo, participaram de uma ação interna em todas as áreas dos hospitais para informar e conscientizar os colaboradores sobre as seis metas internacionais, exibindo molduras e placas coloridas e divertidas.
No Hetrin e no HCN também foram realizadas atividades lúdicas com o “dado das metas” e um quiz de perguntas e respostas, no qual os colaboradores mostraram e aprofundaram seus conhecimentos.
Já no HMB, além das fotos decorativas, os colaboradores receberam reforço sobre as metas através da leitura de frases espalhadas nas paredes.
Após a sessão de fotografias, o colaborador selecionado explicava a meta escolhida por ele.
Além das atividades lúdicas nos hospitais administrados pelo IMED, os colaboradores foram presenteados com uma lembrança contendo uma frase de conscientização sobre a segurança do paciente.
Responsabilidade coletiva
As metas internacionais são uma obrigação para instituições e profissionais da saúde, porém todas as pessoas são chamadas a conhecê-las.
Quando você estiver na posição de paciente, siga sempre as instruções da equipe de atendimento: permaneça com sua pulseira de identificação, confira seus dados pessoais e siga as normas do hospital.
A segurança é uma responsabilidade de todos.