A operação de clínicas odontológicas é uma atividade complexa, que requer habilidades técnicas e organizacionais, além de um profundo conhecimento em anatomia, fisiologia e doenças bucais.
Por isso, é fundamental que todas as atividades desse ambiente sejam realizadas com excelência e qualidade.
Afinal, um erro pode trazer consequências graves para o paciente, além de afetar a reputação da clínica.
Para que isso não ocorra, os profissionais envolvidos devem constantemente participar de treinamentos para permanecerem atualizados, além de seguir protocolos rigorosos de segurança e higiene estipulados por organizações e pelas próprias clínicas.
De acordo com Ricardo Novack, sócio-diretor da Sucess Odonto, maior grupo de gestão e marketing na área de Odontologia da América Latina, algumas estratégias são utilizadas por consultórios de alto desempenho para alcançarem melhores resultados.
“A primeira delas é a formação do preço de venda de forma que seja coerente com os custos, e não considerar apenas o valor de mercado. Se este pilar não estiver ajustado, uma clínica cheia de pacientes e aparentemente de sucesso, pode quebrar”, destaca.
Vale lembrar que o planejamento de atividades deve ser dividido entre as especialidades e as primeiras consultas que serão realizadas.
“De preferência, separe boa parte do tempo para dedicar-se, apenas, aos novos pacientes. Assim, será possível conhecê-los e atendê-los com maior tranquilidade”, relata Novack.
Uma equipe preparada e bem treinada também é fundamental para que tudo corra como o planejado.
“Os colaboradores precisam ter entendimento sobre os procedimentos da clínica e saber como atender os pacientes de maneira humanizada. Para isso, os gestores precisam oferecer um período de treinamento. Quando esse papel de liderança é exercido com maestria, todo o processo é facilitado e isso se reflete em resultados e retorno financeiro”, pontua.
Para o especialista, o foco na área de marketing também é um dos pilares para o sucesso de uma clínica odontológica.
“Para que novos pacientes possam conhecer o trabalho da equipe, é preciso contar com estratégias de marketing bem alinhadas. Logo, a análise e o monitoramento são fundamentais para avaliar se existe, ou não, efetividade nas ações que estão sendo realizadas. Caso a resposta seja negativa, mudar a visão e entender outros caminhos podem representar a conquista do sucesso”, declara.
No entanto, as análises não devem se limitar ao time de marketing.
“Na gestão de consultório, é necessário realizar observações criteriosas para contar com as melhores tomadas de decisão, em especial no começo de um empreendimento, em que tudo é novo e não há um histórico sobre o que funciona ou não. Dessa forma, será possível traçar um planejamento estratégico”, revela Novack.
Ainda assim, a excelência no resultado segue como o principal objetivo na gestão de uma clínica odontológica.
“Nenhum profissional consegue se manter no mercado sem apresentar excelência. Cuide da qualidade dos serviços prestados aos pacientes, fazendo com que eles indiquem o consultório para amigos, familiares e, consequentemente, aumentando a gama de clientes do local”, finaliza.