Written by 07:49 Cultura, Literatura, Notícias Views: 18

Escritora promove conexão entre a literatura e a matemática

O livro infantil As Minhas Férias Sem Matemática escrito por Caroline Vaz, especialista em didáticas de ensino, ensina que a matemática vai além dos números.

Foto da escritora Caroline Vaz segurando seu livro infantil.

A matemática está longe de ser uma das matérias preferidas do ensino escolar.

Desde sua inserção no currículo disciplinar a tão temida formação, ela é motivo de pânico para alunos e professores que precisam de diferentes ferramentas para sua aplicação e entendimento.

A dificuldade para entender que a matemática não são apenas números e procedimentos engessados, faz com que o interesse em sua totalidade seja limitado.

“Matemática vai além dos números; é geometria, é sobre o espaço entre objetos, é sobre se localizar, é sobre o lugar que moramos, sobre medidas, sobre compartilhar, dividir, e tantas outras coisas. Está na comida, nas brincadeiras, nos passeios, em uma caminhada, está em literalmente todo lugar”, afirma Caroline Vaz, pedagoga, psicopedagoga, pós-graduada em matemática no ensino fundamental e coordenadora curricular da disciplina.

A trajetória profissional de Caroline e sua formação permitiu que ela se deparasse com as incontáveis dificuldades que muitas crianças enfrentam ao lidar com a matéria, bem como o professor.

A grande maioria dos professores que hoje são encorajados a ensinar essa matéria sob um olhar mais construtivista, tiveram seu aprendizado da mesma, de maneira tradicional.

Esse fato, por si só, já traz uma enorme incerteza e temor e não apenas do aluno que aprende, mas também da equipe que ensina.

As Minhas Férias Sem Matemática foi um livro escrito para além do público infantil.

O livro contribui para o professor que carece de recurso para abordar a matéria de maneira mais contextualizada, conectando a matemática ao mundo real das crianças.

O livro também atende os pais que usam do recurso literário para educar e alcançar os pequeninos através da ludicidade e contação de estórias.

E por fim, mas não menos importante, ele alcança crianças entre cinco a dez anos, ajudando-as a reduzir o medo e ansiedade em relação à disciplina e tornando a matemática mais atraente.

Sua primeira obra sai pela Ases da Literatura, com distribuição e venda da Um Livro, e está disponível por R$ 49,90.

(Visited 18 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo