Written by 07:10 Educação, Lifestyle, Saúde e medicina Views: 7

Como a escola pode auxiliar no combate à Dengue?

Diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço explica como a comunidade educacional pode ajudar nessa luta mediante projetos de conscientização.

Foto de atividade de conscientiação de combate ao moquito da dengue na Marista Escola Social Ir. Lourenço.

Com mais de 1,8 milhão de casos de dengue, o Brasil já registra o recorde de infectados pela doença, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde.

O ambiente escolar pode auxiliar na prevenção e conscientização realizando projetos e ações educativas sobre a dengue e o Aedes aegypti.

Para a Andreia Aparecida Castro, diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço, localizado na Zona Leste de São Paulo, o diálogo com as crianças impacta toda comunidade escolar.

“Ao conversarmos em sala de aula, na biblioteca, nos projetos e ações, os estudantes levam as informações para casa, para os pais, vizinhos e familiares, a escola consciente é um dos grandes passos para melhorar os impactos no futuro”. 

A criação de atividades, oficinas, cartazes, a leitura de livros da biblioteca pode contribuir para o despertar dos alunos em relação ao tema.

“Além das disciplinas em sala, a escola tem o papel de utilizar os espaços em prol da conscientização”. 

Confira dicas de como criar ações na comunidade escolar que auxiliam no combate ao mosquito-da-dengue: 

Projetos interdisciplinares: promover a conexão entre as disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia, por exemplo, pode ser uma das formas de explorar o tema.

A Matemática também pode analisar os dados e a história para compreender a evolução da doença. 

Campanhas de limpeza: além dos materiais, a escola também pode promover um mutirão que contribua para a limpeza. 

Guias e panfletos: criar guias, panfletos e informativos digitais ou impressos que os alunos possam levar para a casa e compartilhar com os pais, familiares e amigos. 

Redes Sociais: a internet pode servir para compartilhar campanhas e informações aos estudantes, pais e responsáveis.

Exposições e bate-papo: espaços comuns, como pátio, salas multiúsos e bibliotecas podem ser utilizados para criação de debates sobre o tema.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo