No dia 12 de março, domingo, a partir das 18h30, o Bloco Ilú Obá De Min traz show e cultura afro-brasileira para a pista da Casa Natura Musical.
A instituição Ilú Obá De Min Educação, Cultura e Arte Negra foi fundada pelas percussionistas Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão, em 2004, promovendo e divulgando a cultura negra no Brasil, e pretende fortalecer as mulheres negras na sociedade.
O seu projeto mais conhecido é o Bloco Afro Ilú Obá De Min.
O trabalho do Bloco é atualmente coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli e Mazé Cintra, desenvolve pesquisa sobre matrizes africanas e afro-brasileiras e objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes na arte através do conhecimento das manifestações culturais tradicionais como o carnaval e no estudo das contribuições e influências africanas na cultura brasileira.
Ele utiliza em sua performance cantos e danças advindos das culturas populares, realizando uma grande ópera de rua comandada pela força dos tambores.
Seu protagonismo é inteiramente feminino e vem dessas mulheres a força para lutar por uma sociedade menos racista, sexista, machista e discriminatória.
A repercussão do projeto desenvolvido há 17 anos na metrópole atraiu para o carnaval de rua em 2020 um público em torno de 30.000 pessoas, algumas delas vindas de outros municípios, estados e países especialmente para esta manifestação, ganhando destaque na imprensa (inter)nacional.
O Ilú Obá com sua proposta inovadora na metrópole de São Paulo tornou-se referência étnico- cultural e educativa, tendo sido premiado pelo Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã 2008 (SID/MINC) ao lado de grandes iniciativas culturais brasileiras, com o Prêmio Governador do Estado 2013, Brasil Criativo 2014, Prêmio Jovens do Axé 2015, Prêmio Africa-Brasil 2015, Prêmio Jovens do Axé 2017, Prêmio Banda Redonda 2018 e Salva de Prata 2021.