Assumir a responsabilidade pela criação e bem-estar de uma pessoa pode ser uma tarefa desafiadora.
Embora as crianças não venham com um manual de fábrica, é possível aprender a Educar sem surtar.
Neste lançamento, publicado pela Latitude, o psiquiatra e escritor best-seller do New York Times Dr. Daniel Amen, em parceria com o Dr. Charles Fay, especialista em psicoterapia infantil e juvenil, oferece um roteiro prático aos pais e educadores que desejam ajudar os mais novos a se tornarem adultos emocionalmente saudáveis, confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida.
Conforme o autor explica, a personalidade de cada um é moldada pelo funcionamento do cérebro desde o nascimento.
Ele explica que o desenvolvimento cerebral dos seres humanos só está completamente maduro aos 25 anos, e aos 28, no caso dos homens.
Por isso, até essa idade, as crianças e adolescentes precisam de apoio dos responsáveis para adquirir hábitos positivos ao longo do tempo, uma vez que a saúde mental começa com a formação de um cérebro saudável.
Segundo o especialista, cuidar desse órgão permite que elas aprendam com os próprios erros, além de auxiliar na compreensão do que as deixa felizes ou tristes.
Dividido em duas partes, a primeira seção do livro traz ferramentas e princípios de neuropsicologia para inspirar a força mental e o controle emocional dos filhos.
Nestes capítulos, o autor ensina a: desenvolver uma atitude centrada no cérebro em relação a si e às crianças; estabelecer objetivos e limites claros; adotar um estilo parental que estimule os pequenos a tomarem decisões lógicas; cultivar laços e aprofundar o relacionamento familiar por meio da disciplina amorosa; evitar o vício e mau uso da tecnologia durante a infância e adolescência; entre outros temas.
A segunda seção da obra propõe um passo a passo para lidar com desafios comuns da rotina, a partir dos três pilares da abordagem Amor e Lógica: 1) seja um exemplo de comportamento saudável, 2) permita que pequenos erros aconteçam e 3) seja empático.
Ao treinar o uso do banheiro, por exemplo, Amen explica a importância de respeitar o tempo individual de cada criança.
“Não espere que o seu segundo filho siga o mesmo cronograma do seu primogênito. E não presuma que o seu filho se desenvolverá no mesmo ritmo que o filho dos seus melhores amigos”, aconselha.
Rivalidade entre irmãos, participação em atividades esportivas, bullying na escola, divórcio e parentalidade por parte de madrastas e padrastos também são tópicos abordados.
Em Educar sem surtar, Dr. Daniel Amen e Dr. Charles Fay unem 40 anos de pesquisas sobre como estimular cérebros saudáveis para ter sucesso na educação das próximas gerações, sempre combinando firmeza e gentileza.
Sobre o autor e o colaborador
Dr. Daniel Amen (1º da foto) é médico certificado em psiquiatria infantil e adulta, fundador e CEO das Clínicas Amen, pesquisador, palestrante e autor best-seller do New York Times, com mais de 40 livros publicados.
Foi considerado o psiquiatra mais popular dos Estados Unidos e o especialista mais influente da internet.
Nas redes sociais, seus conteúdos sobre saúde mental somam meio bilhão de visualizações.
Entre as pesquisas científicas comandadas pelo autor, destacam-se o estudo com imagens cerebrais, especialmente em reabilitação de jogadores de futebol; as diferenças entre o TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e o TBI (transtorno bipolar); o envelhecimento cerebral e as divergências entre os cérebros feminino e masculino.
Amen é casado com Tana, pai de seis filhos e avô de cinco netos, além de um ávido jogador de tênis de mesa.
Charles Fay (2º da foto) é PhD e especialista em psicoterapia infantil, adolescente e familiar. Tem experiência no atendimento de jovens com distúrbios graves, em clínicas psiquiátricas e de saúde mental, escolas públicas e privadas.
É pai, pesquisador, palestrante, consultor, escritor e presidente do Love and Logic Institute, que passou a integrar as Clínicas Amen em 2020.
O autor também é filho de Jim Fay, um dos maiores especialistas dos Estados Unidos em disciplina infantil e criador da abordagem Amor e Lógica.