Written by 08:59 Cursos, Workshops e +, Notícias, Pauta PcD Views: 2

ASID Brasil realiza feira de empregos para inserção de PcD no mercado de trabalho

Evento da ASID Brasil propõe olhar humanizado em espaços corporativos com o intuito de proporcionar autonomia para quem tem deficiência.

Falta de oportunidades profissionais e disparidades salariais fazem parte do dia a dia de pessoas com deficiência.

Embora o acesso ao trabalho seja um direito básico previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, frequentemente, o mercado não está preparado para atender às características e necessidades dessas pessoas.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de engajamento por meio da diversidade Santo Caos, em parceria com a Catho, constatou que menos de 10% dos profissionais que possuem deficiência ocupam cargos de liderança.

A maioria (57%) trabalha em cargos de assistente.

Os dados expõem uma inclusão rasa que contribui para que profissionais com deficiência se sintam isolados e desmotivados.

Visando conectar empresas e pessoas com deficiência, a ASID Brasil fará a Feira do Emprego para Pessoas com Deficiência, que está com inscrições abertas até 30 de março. Promovido em parceria com a APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) e a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o evento será realizado na AABB, em Curitiba (PR), no dia 4 de abril.

Humanização

A feira visa combater o capacitismo e aumentar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Curitiba e Região Metropolitana.

“A Feira de Emprego potencializa a diversidade e a inclusão nas empresas e não é apenas um meio para o cumprimento de cotas, mas uma estratégia de humanização dos processos e espaços dentro das empresas, assim como o respeito às individualidades de todos e todas. Para a pessoa com deficiência, a quebra de barreiras em entrevistas de emprego e o acesso a oportunidades, fomentados pela ação, promoverão uma melhor qualidade de vida devido ao aumento da condição socioeconômica proporcionado por um novo trabalho”, afirma Thais Carniel, líder de projetos da ASID Brasil.

O esforço da organização para mudar essa realidade tem desencadeado resultados positivos.

Em 2022, a feira apresentou 121 oportunidades de trabalho, recebeu 71 candidatos, 15 empresas, sendo que cinco delas realizaram 14 contratações.

As empresas que participaram da última edição da feira também elogiaram a equipe, a estrutura e a organização da iniciativa que estimula um mercado de trabalho inclusivo.

Vantagens para empresas e pessoas com deficiência

Um mercado de trabalho inclusivo é benéfico para todos os atores envolvidos nesse processo.

Este olhar humanizado do ambiente corporativo colabora para o desenvolvimento das habilidades e da autoconfiança das pessoas com deficiência, aumentando sua autoestima e autonomia.

A multiplicidade de pessoas também resulta em vantagens competitivas para as corporações, pois profissionais com diferentes perfis possuem ideias e perspectivas diversas e apresentam mais inovação, capacidade de adaptação e eficácia para resolução de problemas. 

Ações inclusivas são essenciais para fortalecer a imagem e a reputação das empresas, pois criam proximidade com o consumidor, que se identifica com os valores cultivados pela cultura organizacional corporativa.

Empresas comprometidas com a diversidade são mais atrativas para o público, que tem se tornado cada vez mais exigente e preocupado em selecionar marcas e serviços de qualidade e socialmente responsáveis.

(Visited 2 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo