A cantora Andréia Pedroso, mestre em Educação Musical pela Escola de Música da UFRJ, e licenciada em Educação Artística pela Universidade Metodista/BENNETT, no Rio de Janeiro, anunciou que estenderá o projeto Voz em Canto para a zona sul do Rio de Janeiro.
Com início marcado para o mês de junto, a oficina de preparação vocal e canto, criada e coordenada pela cantora, contará com aulas práticas semanais e presenciais, com duração de 50 minutos, durante o ano letivo (no primeiro semestre de junho a julho, e no segundo semestre de agosto a dezembro).
As aulas são coletivas, com até 12 alunos por turma, direcionadas a interessados no canto popular brasileiro, alunos em diferentes níveis de experiência, amadores ou não, e de várias faixas etárias.
O conteúdo do curso é direcionado para o estudo da técnica vocal através do repertório da MPB e seus principais intérpretes, ministrado pela própria Andréia Pedroso, uma das referências cariocas em bossa nova.
Durante o ano, o Voz em Canto promoverá algumas atividades práticas como saraus, participações especiais em shows e gravações em estúdio e/ou ao vivo, conforme a demanda dos participantes.
A complementação de conteúdo será através de palestras, entrevistas e seminários a serem realizados com orçamento à parte, condicionadas à adesão de um número mínimo de participantes que possa viabilizar ações propostas e sua execução.
O Voz em Canto oferece vagas a iniciantes, preparação para alunos que nunca cantaram, para amadores e profissionais, aprimorando a prática do canto através da conscientização das técnicas de preparação vocal e emissão das notas.
O curso visa a descoberta e construção da própria voz através do conhecimento técnico em prática no repertório do canto popular brasileiro.
A voz é a matéria-prima com a qual transmitimos pensamentos e sentimentos e ela reflete o modo de ser.
Ela pode alcançar distâncias espaciais e temporais que o corpo não consegue, ‘de imediato’.
“Uma canção pode ser ouvida nas plataformas, rádios, na TV, se dando a conhecer para inúmeras pessoas. Costumo dizer que a minha voz pode me levar a outros quintais. É nesse sentido que falo”, explica Andréia Pedroso.
A voz reflete a fisiologia do corpo: aspectos anatômicos e genéticos sempre pontuam a qualidade da voz, constituem texturas, intensidade e timbres.
Ainda assim, a voz é sempre única, mesmo num grupo familiar onde a genética a circunscreve, a voz será sempre uma assinatura.
A voz reflete também o estado de espírito da pessoa: insegurança, alegria, tristeza, aspectos relacionados ao senso de humor que aparecem nas situações operantes do nosso dia a dia, explica a cantora e preparadora vocal Andréia Pedroso.
Desde 2019, Andréia Pedroso desenvolve as atividades da oficina de preparação vocal sob o nome PreparaVoz e agora, inaugura o Voz em Canto na zona sul do Rio de Janeiro.