Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a Americanas e a FAS (Fundação Amazônia Sustentável) fazem o lançamento de um jogo educacional para o público infanto-juvenil com espécies da fauna e da flora brasileira (espécies-bandeiras) da região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, no município de Itapiranga–AM.
A escolha das espécies aconteceu junto a 148 comunitários, de maneira participativa e democrática, respeitando o conhecimento tradicional e intergeracional das comunidades tradicionais da RDS.
O jogo será distribuído para moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, em Itapiranga–AM, e para participantes de diversos eventos pedagógicos e ambientais que acontecem na região Norte do país.
A iniciativa faz parte do Plantando Saberes & Colhendo Florestas da FAS, projeto cujo objetivo é reforçar, junto às comunidades, a relevância da preservação de animais e vegetais nativos em seus territórios para o ecossistema amazônico.
O jogo educativo tem imagens de 20 espécies, entre o peixe tucunaré e a planta medicinal copaíba, que contribuem com a geração de renda das famílias por conta da pesca esportiva e extração de óleos vegetais.
Desde 2018, a parceria entre a Americanas e a Fundação já impactou mais de 600 mil pessoas em mais de 130 comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, em cinco frentes de atuação: inclusão digital e capacitação tecnológica; educação ambiental e gestão de resíduos; melhoria de alfabetização; biodiversidade; e fomento ao empreendedorismo.
Em 2023, a Americanas começou a trabalhar o pilar de biodiversidade, o que resultou em mais de 15 mil mudas de plantas de diferentes espécies foram plantadas na região.
A atuação na Amazônia faz parte do pilar de biodiversidade da estratégia de sustentabilidade da Americanas, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade) e 13 (Ações contra a mudança global do clima) da Agenda 2030 da ONU.