O GSH Banco de Sangue de São Paulo emitiu um sinal alerta sobre a escassez crítica dos tipos sanguíneos O negativo e O positivo, cujos estoques encontram-se bem abaixo do nível ideal.
Segundo a instituição, a contribuição imediata da população é fundamental, pois a tendência é de que haja uma queda maior nas próximas semanas devido aos feriados de Carnaval e às festas pré-carnavalescas.
A mobilização de doadores é essencial para garantir a reposição urgente dessas reservas.
“Os impactos dessa situação podem comprometer o atendimento a pacientes que dependem de transfusões vitais para a recuperação. Simultaneamente a essa queda nas doações, estamos em um período de grande demanda em razão de muitos acidentes de trânsito”, diz Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue.
O sangue tipo O-, além de ser essencial para emergências, quando não é possível realizar exames rápidos para identificar o tipo sanguíneo do paciente, é universalmente compatível e pode ser transfundido em qualquer pessoa.
Sua importância aumenta quando se trata de recém-nascidos com até quatro meses que necessitam de transfusão, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Já o tipo O+ é igualmente necessário e sua demanda é contínua, uma vez que esse tipo sanguíneo é frequentemente utilizado em transfusões devido à sua versatilidade e capacidade de ser compatível com diversos pacientes.
A colaboração de todos é urgente para evitar que essa situação afete os pacientes que dependem desses componentes sanguíneos essenciais.
“Mesmo quem não sabe seu fator Rh pode ajudar, pois faremos o teste durante o processo de doação”, destaca Janaína.
Onde doar?
O GSH Banco de Sangue de São Paulo convida todos a se juntarem a esta corrente pela vida, se dirigindo à unidade para efetuarem a sua doação de sangue, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.
O atendimento acontece das 7h às 18h, diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter usado bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não estar usando a insulina;
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.