A voz é a matéria essencial e a ferramenta com a qual transmitimos pensamentos e sentimentos.
Por meio da voz, cada pessoa revela quem é, e o modo com o qual lida com o mundo exterior.
A voz é capaz de alcançar distâncias numa relação tempo-espaço para tornar-se presença, permeando a personalidade, as emoções, sentimentos e sensações do emissor.
“A voz se estabelece a partir da fisiologia do corpo: aspectos anatômicos e genéticos sempre pontuam a qualidade da voz, constituem texturas, intensidade e timbres. Ainda assim, a voz é sempre única, mesmo num grupo familiar onde a genética a circunscreve, a voz será sempre uma assinatura, refletindo também o estado de espírito de seu dono: insegurança, alegria, tristeza: aspectos relacionados ao senso de humor, que aparecem nas situações operantes do nosso dia a dia, por isso é tão importante cuidar da saúde vocal”, explica Andréia Pedroso, cantora carioca, intérprete, letrista e compositora da MPB.
Além disso, Andreia (foto acima) é mestre em Educação Musical pela Escola de Música da UFRJ e licenciada em Educação Artística pela Universidade Metodista/BENNETT, no Rio de Janeiro.
A voz é muito importante em diversas áreas e todos são incentivados a avaliar sua saúde vocal e a tomar medidas para melhorar ou manter bons hábitos, principalmente aqueles que usam a voz como ferramenta de trabalho, como professores, repórteres, jornalistas, locutores, cantores, dubladores, atores, teleoperadores, pastores, advogados entre outros.
Por isso, desde 2019, Andréia Pedroso desenvolve as atividades de uma oficina de preparação vocal sob o nome PreparaVoz e em 2023, Andréia inaugura o Voz em Canto que acontecerá em Copacabana.