O Brasil registrou um avanço significativo na empregabilidade de profissionais com mais de 50 anos.
Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, o número de empregos formais ocupados por esse grupo etário cresceu 8,8% entre 2023 e 2024, o que representa quase 700 mil novos postos de trabalho.
Esse aumento é quase três vezes maior do que o observado entre os profissionais com até 49 anos, que registraram alta de 2,9% no mesmo período, com pouco mais de um milhão de contratações.
O dado reforça uma tendência de valorização da maturidade no mercado de trabalho e sinaliza mudanças no perfil de contratação em diversos setores da economia.
O segmento de logística é um deles e tem se destacado na oferta dessas vagas.
A IBL Logística, que pertence ao Grupo IBL, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, conta com mais de 48 colaboradores com mais de 50 anos.
A companhia oferece serviços de armazenagem e transporte aéreo e rodoviário para cargas de diversos segmentos, com destaque para os setores farmacêutico, eletrônico e alimentício.
Para especialistas em recursos humanos, o índice positivo dessas contratações é reflexo de um movimento crescente por parte de empresas e órgãos públicos, que têm implementado políticas voltadas à diversidade etária.
Experiência, responsabilidade e comprometimento são algumas das qualidades mais citadas por empregadores que apostam na força de trabalho sênior.
Segundo a gerente de Recursos Humanos da IBL Logística, Regilane Assunção, a inclusão de trabalhadores com mais “bagagem” já é uma tradição da empresa.
“Contratar profissionais acima de 50 anos é investir em maturidade, responsabilidade e inteligência emocional. São pessoas com vivência, capacidade de adaptação e, muitas vezes, com um olhar estratégico que complementa e enriquece qualquer equipe”, avalia.
Segundo Regilane, apesar dos avanços, o preconceito ainda é um obstáculo para a consolidação da inclusão plena de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho.
“Contudo, a busca por igualdade de oportunidades segue sendo uma pauta importante para o fortalecimento de políticas públicas e ações afirmativas nas empresas”, afirma.