O envelhecimento começa com sinais sutis e muitos deles estão na região dos olhos.
Como se trata de uma área com pele fina e delicada, é natural que ela perca firmeza e elasticidade mais facilmente, propiciando o desenvolvimento de linhas finas e rugas, além de pés de galinha e flacidez.
Segundo a Dr.ᵃ Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care, presente há mais de 24 anos no mercado, a região dos olhos costuma ser bastante afetada com o passar dos anos.
“A perda de gordura subcutânea, por exemplo, pode fazer com que os olhos pareçam mais fundos. Além disso, a exposição ao sol ao longo da vida faz com que as manchas escuras e hiperpigmentação apareçam”, explica.
Conforme a especialista, também é natural que a retenção de líquido e a perda de tônus muscular causem inchaço e formação de bolsas sob os olhos.
“É uma área delicada e precisa de mais cuidados para que o envelhecimento não seja cruel. É preciso, por exemplo, hidratar a área com frequência e também usar um protetor solar adequado que proteja a pele dos raios UV”, orienta a CEO da Cosmobeauty.
A Dr.ᵃ Fernanda Sanches também explica que alguns hábitos saudáveis podem ajudar no longo prazo, como evitar esfregar os olhos, ter uma boa alimentação, sono adequado e não beber nem fumar.
“São ações que, se inseridas na rotina, ajudam na aparência de forma geral, inclusive na região dos olhos. Além disso, vale um cuidado extra na hora de remover a maquiagem para evitar que ela seja esfregada com força”, sugere.
O uso de antioxidantes e retinoides, além de produtos específicos para a região dos olhos, é outra indicação importante, segundo a Dr.ᵃ Fernanda Sanches.
“Na Cosmobeauty, por exemplo, temos o Collagemax PDRN Exo Eyes Intensive Eye Repair (foto abaixo), que ajuda a reduzir linhas de expressão e promove restauração do contorno dos olhos”, conta.
E para quem está com a região do olhar muito danificada, a CEO da Cosmobeauty também recomenda uma avaliação com um profissional da área de estética para alguns tratamentos profissionais poderem ser indicados.
“Atualmente, o mercado tem muitas alternativas para ajudar a cuidar da região dos olhos. Algumas delas são mais invasivas e outras não, valendo a pena buscar auxílio profissional e ver o que se aplica em cada caso”, finaliza.