A Ava Galleria Rio apresenta a exposição Contraponto, trazendo as artistas Maria Helena Messeder e Marilene Tapias, com obras de expressões opostas, mas que conversam entre si pelo forte apelo preservacional e sustentável.
Marilene trabalha com flores e cores vivas, enquanto Maria Helena trabalha com cores neutras, mas dá vida a materiais descartáveis e reutilizáveis.
Ambas transformam o figurativo e o abstrato de suas telas em emoções inesquecíveis nos observadores.
A exposição conta com a curadoria de Édson Cardoso, referência das artes no Brasil e no exterior, tendo saído de uma comunidade do Rio para carreira na Finlândia, e é o responsável pela famosa Bela Biennal, entre outras exposições.
Contraponto poderá ser visitado de 09 a 30 de março, de quarta a sábado, das 14h às 19h, no 2º andar do Cassino Atlântico, loja 221, Galeria Melinda Garcia, Copacabana, RJ.
A abertura será no dia 9 de março (sábado), a partir das 17h.
Sobre a exposição
A exposição coloca em confronto duas expressões artísticas opostas que, apesar de as autoras terem começado suas carreiras tardiamente, apresentam visões de mundo fortes e ousadas.
Enquanto Maria Helena Messeder trabalha com cores neutras, estas são vibrantes e solares nas telas de Marilene Tapias.
O universo de Marilene é construído a partir de flora e fauna brasileiras.
Suas formas orgânicas de cores intensas se equilibram de maneira precisa entre o gesto e as pinceladas amplas e firmes.
Ela interfere também nas telas com colagens figurativas ou abstratas, que estabelecem diálogos interessantes com o processo pictórico e a cor é seu elemento estrutural.
Já Maria Helena explora a propriedade dos materiais simples do cotidiano, como papéis de diversos tipos, linhas e outros objetos capazes de criar um quebra-cabeça, onde rasgos, cortes e texturas são utilizados para dar uso diferenciado aos seus componentes, apesar de sua precariedade e singeleza.
O resultado são formas abstratas de caráter lúdico.