De acordo com dados alarmantes do Portal Maio Laranja, a cada hora três crianças são abusadas no Brasil.
Cerca de 51% destas crianças tem entre 1 a 5 anos.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, são muitos maiores.
Visando conscientizar e orientar seus profissionais, a Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi–SP organizou uma série de palestras que incluíram vídeos educativos e dinâmicas interativas.
“O objetivo da palestra foi esclarecer a questão do 18 de maio, a história por trás do 18 de maio e incentivar as pessoas a ter um olhar diferenciado ao combate ao abuso de crianças e adolescentes e explicar as formas de denúncia e divulgar para toda a população todos os funcionários da instituição e transmitir conhecimento”, explicou Karina Altomani, assistente social da Santa Casa.
O que é Maio Laranja?
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória — Espirito Santo, chocando todo o país.
Este crime bárbaro levou à mobilização de diversas entidades e à criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.
Oficializada pela Lei Federal 9.970/2000, a data é um marco na luta contra esses crimes.
A Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi reforça a importância da denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Disque 100 é o canal disponível para qualquer pessoa poder relatar casos suspeitos ou confirmados, ajudando a proteger os mais vulneráveis.