Written by 09:25 Cultura, esportes e entretenimento, Entrevista, Matérias do Folk Views: 42

Rafa Adämi: Arte, gentileza e expressão neurodivergente

Artista fala sobre reconhecimento internacional, ilustração infantil e a conexão entre arte e psicologia como formas de cura e expressão pessoal.

Foto da entrevistada do dia.

Aos 22 anos, Rafaela dos Santos Adami, conhecida artisticamente como Rafa Adämi, vem se destacando como uma das mais promissoras artistas neurodivergentes do interior paulista.

Natural de Fernandópolis–SP, ela é autista, tem TDAH e possui Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Em menos de dois anos, participou de diversos festivais de arte nacionais e internacionais, colecionando prêmios como o 1º lugar no Festival EYECONTACT (Portugal) e o Prêmio de Originalidade no EYECONTACT LeBlue (Natal–RN).

Além de criar artes autorais e artesanatos, Rafa ilustrou o livro infantil Gentileza é Moleza, lançado em fevereiro de 2025 pela autora e musicoterapeuta Barbara Virgínia Cardoso Faria.

Seu trabalho está em evidência no Instagram, no site da Cog Life Arts e em exposições físicas como a Feira das Artes de Fernandópolis e o hall da Câmara Municipal de Fernandópolis, onde dois quadros seus permanecem em exibição permanente.

Em meio a pincéis, tecidos e estudos, ela segue quebrando barreiras e provando que o talento vai além de qualquer diagnóstico.

Victor Hugo Cavalcante: Primeiro, agradecemos por nos conceder essa entrevista e gostaríamos de perguntar: sua produção cresceu bastante nos últimos anos, como tem sido esse processo de mergulho mais profundo na arte?

Rafa Adämi: A arte sempre esteve muito presente em minha vida e desde criança eu já amava criar e desenhar, mas nos últimos anos eu tenho me aprimorado bastante e tem sido um processo muito gratificante.

A arte foi uma forma que eu encontrei para conseguir me expressar e levar um pouco da minha visão para o mundo, principalmente do ponto de vista neurodivergente.

Através da arte, estou conseguindo fazer novas conexões, além de aprender e evoluir em vários aspectos (social, cognitivo, emocional, criativo) e para mim é realmente muito motivador ver minha arte sendo reconhecida e ver que através dela posso inspirar outras pessoas.

Victor Hugo Cavalcante: Você participou de diversos concursos e festivais. Qual deles mais te marcou e por quê?

Um dos festivais que participei que mais me marcou foi o FESTIVAL SAGRADO EYECONTACT de 2023 em Miami, onde minha obra intitulada Miami nights recebeu o prêmio de Hors Concours, o qual é a premiação máxima.

Foi o segundo festival desse tipo que eu participei e meu primeiro festival de artes internacional, então para mim foi muito marcante e emocionante ver minha arte sendo reconhecida e valorizada dessa forma e certamente foi algo que me motivou muito para que eu continuasse buscando me aprimorar cada vez e seguisse me dedicando às minhas artes.

Victor Hugo Cavalcante: Você ilustrou o livro Gentileza é Moleza, que teve grande repercussão local. Como foi o processo de ilustrar uma obra voltada para o público infantil?

Esse trabalho teve uma grande importância para mim e tenho muito carinho por ele.

Além de ter sido o meu primeiro trabalho ilustrando um livro, também foi a minha primeira vez trabalhando com ilustrações digitais.

O convite para ilustrar esse livro partiu da musicoterapeuta Barbara Virgínia Cardoso Faria, ela já conhecia um pouco dos meus trabalhos como artista e confiou no meu potencial para dar vida à sua música autoral Gentileza é Moleza, transformando-a em um livro.

Apesar de ter sido um processo longo e desafiador, foram três meses de muita pesquisa, aprendizado e trabalho em equipe para que pudéssemos colocar essas ideias em prática e eu conseguir criar todas as ilustrações, onde cada detalhe foi pensado com muito cuidado, buscando incluir pessoas de todas as formas e idades e mostrar ações que podem ser colocadas em prática no dia a dia para tornar o mundo um lugar mais gentil.

Mas ao final foi gratificante e recompensador ver o livro pronto e ver que através da minha arte pude contribuir com algo que vai alcançar diversas pessoas espalhando uma mensagem tão importante sobre gentileza.

Victor Hugo Cavalcante: Além de artista, você tem planos de estudar psicologia. Como essas duas áreas se conectam para você?

Eu vejo a arte não somente como uma forma de expressão, mas também um meio de cura e autoconhecimento, pois com o auxílio dela podemos trabalhar diversos processos emocionais, além de nos conectarmos tanto com nosso mundo interior quanto com o mundo ao nosso redor.

Por outro lado, a psicologia também é uma ponte para esses processos e é um meio onde eu poderia ajudar ainda mais pessoas.

A arte e a psicologia estiveram presentes na maior parte da minha vida, e desenvolveram um papel essencial para que eu me tornasse quem sou hoje.

Sou muito grata e tenho como grande inspiração algumas artistas, terapeutas e psicólogas que passaram por minha vida e fizeram uma grande diferença.

São profissões que admiro muito e quero me especializar para que eu possa também inspirar e fazer a diferença na vida de outras pessoas e ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Victor Hugo Cavalcante: Que conselho você daria para outros jovens artistas que estão começando agora e ainda não sabem como mostrar seu trabalho ao mundo?

O meu conselho é para acreditarem no seu potencial e não desistam de fazer aquilo que realmente amam.

Na arte não existe certo ou errado, quando você faz algo com seu coração e se dedica verdadeiramente ao que faz, você se destaca e com o tempo será reconhecido.

O mais importante é acreditar que você é capaz, ter paciência, dedicação e persistência e nunca deixar de buscar aprendizado e se aprimorar.

Divulguem seus trabalhos nas redes sociais, feiras, para as pessoas que vocês conhecem, aos poucos o mundo verá seu trabalho.

Para completar, tem uma frase do filme Um menino chamado Natal que sempre gosto de lembrar:

“A impossibilidade é apenas uma possibilidade que você ainda não entende”, ou seja, acredite em si, pois tudo é possível se você acreditar e se dedicar.

(Visited 42 times, 17 visits today)
Close