Apresentado pelas médicas ginecologistas Alexandra Ongaratto e Dulce Henriques, junto à sexóloga Amora, o podcast Papo Entre PPKs tem por objetivo ser um espaço de informação sobre questões do cotidiano feminino, desde saúde sexual e saúde da mulher até divórcio, assédio e outros temas.
De acordo com Alexandra, idealizadora e criadora do projeto, a ideia do podcast nasceu da frustração com a comunicação tradicional, que atinge um público limitado e não supre a necessidade de informações acessíveis e de qualidade para as mulheres.
“O Papo Entre PPKs é sobre isso: levar conteúdo de forma divertida e compreensível, sem mediquês”, explica.
Com um tom leve, descontraído e cheio de humor, as apresentadoras desvendam mitos e tabus, respondem às dúvidas e ajudam a tomar decisões mais conscientes sobre saúde e bem-estar.
Com um formato dinâmico e informal, elas abordam tudo que impacta a vida das mulheres.
“Afinal, tudo é saúde no final das contas”, diz a ginecologista.
Segundo ela, o Papo Entre PPKs fala a sua língua, sem termos médicos complicados que te deixam mais confusa do que quando você começou.
“Imagine um bate-papo entre amigas, só que com informação de qualidade e sem julgamentos”, afirma.
A estudante universitária Manuela Cavichiolo conta que conheceu o programa nas sugestões no Spotify e agora é uma ouvinte leal.
“É legal escutar sobre tabus relacionados ao sexo vindo de uma autoridade, de uma médica, são coisas que não falaria com minhas amigas”, cita.
Conexão com história
“Entre tantas conversas inspiradoras no nosso podcast, uma me marcou profundamente: o episódio sobre autismo com a Patrícia Macucci. Mãe de um filho neurodivergente, Patrícia nos presenteou com sua força, leveza e imenso amor”, relata Alexandra.
“Esse detalhe nos mostrou que o amor e a superação podem transformar qualquer realidade”.
Sua história, repleta de desafios e superação, emocionou as apresentadoras e também trouxe conhecimento.
A forma dela narrar as vivências com o filho, tecendo um olhar positivo e cheio de encantamento, criou uma nova perspectiva para as médicas que conduziam o podcast, e para quem assistia.
Próximos passos
Como aponta a idealizadora do projeto, o caminho que o podcast tem trilhado já rende planos como episódios com a participação do público.
“Queremos levar o Papo Entre PPKs para a estrada, atingindo mais mulheres e criando um espaço de interação direta. Esse é um dos nossos grandes desejos”, revela Alexandra.
“Mais do que um podcast, o Papo Entre PPKs é um canal de independência e informação para mulheres de todas as idades. E você pode acompanhar na CentralTV, YouTube e Spotify”, encerra a médica.