Está crescente o número de associados que fazem parte de um Rotary Club no Distrito 4510 do Rotary International, localizado na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo.
A constatação é do Governador Distrital do Rotary, o consultor de empresas Wagner Osmar Aparecido Massoca, ao avaliar a estatística mensal do quadro associativo da região.
“Já crescemos em 63 novos associados em oito meses de gestão”, disse satisfeito ao chegar próximo do recorde do Distrito 4510 do Rotary International de 77 associados admitidos na Gestão 2011–12.
“Ainda temos quatro meses para crescer consolidadamente”, disse o dirigente que vem acompanhando mensalmente a performance dos 68 clubes da região paulista.
“Se continuarmos neste ritmo, teremos um resultado bem positivo”, falou ao notar apenas queda na admissão em três meses da gestão.
Wagner Osmar Aparecido Massoca acredita que a boa quantidade de projetos desenvolvidos pelos clubes com a The Rotary Foundation, a fundação dos rotarianos, tem sido o principal elemento no crescimento do quadro associativo.
Segundo ele, a realização de projetos com base nos subsídios distrital e global, fazem com que as ações atinjam grande impacto na comunidade.
“No subsídio distrital foram dezenas de projetos realizados pelos clubes, enquanto no Global estamos realizando uma quantidade considerável”, falou ao apontar a recente conclusão do projeto de subsídio global realizado pelo Rotary Club de Piratininga.
“Esses projetos envolvem boa quantidade de investimento por parte de nossa fundação”, falou ao estimular os clubes na realização de projetos desta natureza.
No quadro associativo a gestão começou com 1.385 associados e está até o mês de fevereiro, com 1.448 associados, com uma diferença positiva de 63 associados.
“Somente nos meses de novembro, janeiro e fevereiro que tivemos saldo negativo”, observou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, ao verificar saldo positivo nos demais meses, inclusive em dezembro, quando atingiu o máximo de admissão, sendo 17 novos associados na região.
Dos clubes destacados no saldo de admissão, entre os que entraram e os que saíram, até o momento da gestão, o Rotary Club de Bauru-Norte é o que mais admitiu, com um saldo positivo de 17 novos associados, seguido do Rotary Club de Marília-Alto Cafezal com 12 novos associados.
“Na cidade de Osvaldo Cruz houve um crescimento de 11 novos associados entre os dois clubes”, percebeu o dirigente ao verificar o crescimento em ambos os clubes daquela cidade: o Rotary Club de Osvaldo Cruz e Rotary Club de Osvaldo Cruz-Califórnia.
Outro detalhe observado pelo Governador do Distrito 4510 do Rotary International é quanto a participação da mulher, que vem crescendo.
De 23% de participação, passando para 25%, tendo, inclusive, o Rotary Club de Mirante do Paranapanema (foto principal) promovendo a admissão de seis novos associados, sendo cinco mulheres.
“Após 63 anos de existência, o clube se tornou misto com a admissão de mulheres”, disse Wagner Osmar Aparecido Massoca ao parabenizar o clube pela iniciativa.
“Inclusive estão se preparando para admissão de mais associados, sendo mais duas mulheres”, falou animado ao acompanhar as performances dos clubes mensal e individualmente.
“Infelizmente, estamos com 18 clubes com menos de 15 associados em média, mas que podem crescer até o final da gestão em junho”, disse ao dar suporte a eles neste sentido.