Written by 07:38 Cultura, Literatura, Notícias Views: 4

Livro investiga cancelamento na internet

Por meio de uma lente histórica, o comunicólogo Pedro Tourinho investiga em Ensaio Sobre o Cancelamento a cronologia do cancelamento e seus impactos. 

Foto da capa do livro Ensaio sobre o cancelamento escrito por Pedro Tourinho.

Um dos maiores nomes da comunicação brasileira, e atual Secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho lança o livro Ensaio sobre o cancelamento pela Editora Planeta.

Na obra, o autor escreve, em forma de ensaio, uma análise sobre a dinâmica do cancelamento, explorando a evolução histórica até as implicações socioculturais contemporâneas que rondam o assunto.

Somando mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, o comunicólogo é reconhecido por sua agência e pelo trabalho de gestão de carreira e imagem de algumas das personalidades mais importantes do país, como Anitta, Bruno Gagliasso e Regina Casé.

Dividido em 12 capítulos, além da introdução e da bibliografia, Tourinho inicia o livro expondo que o cancelamento é um dos temas mais pesquisados na última década.

O fenômeno pode ser explicado por conta do advento das redes sociais, que tornou o ato de cancelar algo corriqueiro na sociedade.

Apesar de ser um conceito relativamente novo, o cancelamento é uma dinâmica social antiga, que antecede o surgimento da internet.

O que difere a concepção na atualidade é que agora o poder está nas mãos da massa.

Com a internet, a classe dominante perdeu o domínio total das narrativas e hoje grupos sociais, que eram historicamente colocados à margem das discussões, se tornaram o centro dos debates, das ações e transformações.

Se antes essa dinâmica atingia exatamente grupos marginalizados, hoje figuras públicas ou em situação de poder também podem ser constrangidas, expostas e cancelada.

O livro sugere também uma reflexão de como reagir ao cancelamento.

Pedro Tourinho escreve Ensaio sobre o cancelamento visando oferecer um instrumento de aprendizado para a sociedade.

“Este ensaio passa pela origem da dinâmica, do termo e investiga suas diversas camadas, além de apresentar consequências e mostrar caminhos para a sociedade enxergar o cancelamento numa perspectiva de transformação para melhor”, pontua o autor.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo