A exposição Argus, que acontece simultaneamente em duas galerias no Rio (M. Blois e Ava Galleria Rio), com curadoria de Edson Cardoso, poderá ser visitada também na Ars Longa Galleria, em Helsinque/Finlândia, para homenagear os 200 anos da migração alemã no Brasil.
Argus é uma mostra coletiva que leva o nome de um velho navio de madeira, com velas e três grandes mastros, que, em julho de 1823, trouxe de Amsterdã os primeiros imigrantes ao nosso país.
Chegando ao Brasil, teria início um processo que duraria décadas e levaria milhares de europeus ao território brasileiro, exercendo uma ampla variedade de atividades nas áreas de agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes, pertencendo a classes sociais diferentes e desempenhando, assim, um papel importante na configuração econômica e cultural do Brasil.
Entre os artistas convidados a participar da exposição estão: Anna Rjevina, Andréa Brêtas, Amanda Padovani, Amanda Spíndola, Bianca Vidal, Bruca Manigua, CAT Pimentel, Claudia Sperb, CMF Arts, Cleomar Alves da Silva, Eduardo Valdetaro, Elisabeth Wortsman, Fábio Henrique Canudim, Guto Santos, Hanne Hickmann Hansel, Heloísa Zorzi, Jose Vasconcelos, Laura Figueiredo-Brandt, Marilene Fonseca, Paula Queiroz, Petra Kollmannsberger, Rubia Viegas, Solange Greco e Yana Purger.
A exposição Argus pode ser visitada até o dia 17 de julho, de terça a domingo, das 14h às 18h.