Written by 09:15 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias • One Comment Views: 53

Flavia Renault abre a primeira exposição individual em BH

As obras da Roda das Deidades trazem a influência religiosa da família e do Barroco Mineiro, levando o visitante a circular nesta roda feminina e divina.

Foto de Flavia Renault e uma de suas obras.

Flavia Renault apresenta a exposição individual Roda das Deidades, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, com curadoria de Paula Borghi, trazendo sete peças em escala humana, realizadas com algodão cru, e, gavetas antigas de madeira, ao lado de outras obras, mostrando uma influência fortemente religiosa e do Barroco Mineiro, expressões que marcam a exposição e sua pesquisa como um todo.

A deidade é a fonte de tudo aquilo que é divino.

Sobre a escolha do título, ela explica:

“É uma roda de conversas, que pode ser tanto de seres invisíveis, de forças, como de mulheres, de Deusas. É também uma dança circular, algo que a gente vê em todas as culturas”.

A instalação fica localizada no centro da sala expositiva, atuando tal qual um círculo sagrado comumente adotado em ritualísticas.

Em diálogo com essa grande instalação, apresenta-se também um conjunto de desenhos realizados a partir de documentos familiares e uma série de esculturas que se utilizam, sobretudo, de materiais como madeira, tecido e papel.

Expondo principalmente trabalhos inéditos, produzidos entre os anos de 2022 e 2024, a curadora Paula Borghi comenta:

“São trabalhos que conversam com o Barroco Mineiro e justamente por isso a espiritualidade é algo tão importante para a mostra. O que temos é uma discussão contemporânea sobre o tema, que vai desde uma missa católica, a uma conversação filosófica goethiana e um sabbath das bruxas”.

Contemplada no Projeto Galerias — Artes Visuais da UFMG, Roda das Deidades é a primeira individual da artista na capital mineira, território tão importante para sua formação artística e pessoal.

(Visited 53 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo